Marinha realiza desinfecção na Estação das Barcas na ilha de Paquetá

MARINHA DO BRASIL

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

A Marinha do Brasil (MB), com o propósito de dar continuidade às ações de desinfecção de locais de grande circulação de pessoas, realizará, na manhã de quarta-feira, 8 de abril, nova ação de combate à proliferação do coronavírus, desta vez, na Estação das Barcas em Paquetá.

Em coordenação com o Comando Conjunto do Leste, a ação está inserida no contexto da Operação COVID-19, em atendimento à diretriz emanada pelo Ministério da Defesa, que regula o emprego das Forças Armadas na prevenção e no combate ao vírus.

Para a ação, a Marinha do Brasil empregará embarcações e transporte de material, viaturas e pessoal, assim como um Destacamento de Fuzileiros Navais composto por cerca de 30 militares, que, após o desembarque na Praia da Moreninha, em Paquetá, irá realizar a atividade de desinfecção Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) na Estação das Barcas.

Ressalta-se que a capacidade de, a partir do mar, atuar em uma área de interesse no litoral, é inerente ao Poder Naval da Marinha. A mobilidade marítima, conferida pelo emprego de embarcações, somada ao emprego das tropas de Fuzileiros Navais, componente anfíbio do poder naval, possibilita à MB atuar tempestivamente em qualquer região que configure um cenário estratégico de interesse.

A Estação das Barcas (Praça XV) foi o primeiro local a ser desinfectado, no dia 26 de março, em uma ação que contou com a participação de 49 militares do Corpo de Fuzileiros Navais, treinados em procedimentos de Defesa NBQR. No sábado, 28, o Terminal Alvorada do BRT passou por desinfecção.

A ocasião também marca a entrega de 25 livros à Escola Municipal Joaquim Manuel de Macedo, em Paquetá. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Marinha do Brasil e a Academia Brasileira de Letras.

FONTE: CCSM

Sair da versão mobile