Cerca de 1.200 homens,14 embarcações e 30 viaturas operativas estão sendo empregadas no evento internacional
Passada a Copa do Mundo, a Marinha do Brasil se volta para mais um evento internacional, na capital do País. De 16 a 18 de julho de 2014, Brasília recebe a VI Cúpula dos BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O Comando do 7º Distrito Naval contribuirá com os esforços de segurança em Brasília, com o patrulhamento lacustre e com a escolta de comboios de Chefes de Estado, de Governo e delegações, que incluem Ministros de Relações Exteriores, do Comércio, da Fazenda, Presidentes de Bancos Centrais e outras autoridades, além de Presidentes de países da América do Sul.
A Força Naval Componente conta com 1.200 homens e mulheres do Comando do 7º Distrito Naval, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, da Capitania Fluvial de Brasília, do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, do Hospital Naval de Brasília e da Estação Rádio da Marinha em Brasília. Ao todo, estão sendo empregadas 14 embarcações e 30 viaturas operativas e administrativas.
A tarefa de estabelecimento da segurança em pontos sensíveis no Lago Paranoá está sob a responsabilidade da Capitania Fluvial de Brasília, que comporá o Grupo-Tarefa de Segurança Lacustre.
Um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, sediado no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, comporá o Grupo-Tarefa de Segurança Terrestre, realizará escoltas terrestres de comboios para Chefes de Estado, participará do cerimonial militar durante o evento e reforçará a segurança das instalações terrestres.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social do Comando do 7º Distrito Naval