Marinha participa da “70ª Reunião da SBPC”, em conferências, mesas-redondas e na Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação (ExpoT&C)

Na ExpoT&C, a Marinha do Brasil apresentará Simuladores de Passadiço e de Paraquedas; maquetes de Navios de Pesquisa, do Submarino Nuclear e da Estação Antártica Comandante Ferraz; e o Programa Nuclear da Marinha, entre outros projetos de CT&I. O Evento ocorrerá no período de 22 a 28 de julho, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O primeiro Simulador de Passadiço Nacional desenvolvido pela Marinha do Brasil

Atrações do Estande da Marinha

No Estande da Marinha, o visitante poderá experimentar a sensação de “navegar” com o primeiro Simulador de Passadiço Nacional, desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), subordinada ao CentroTecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ).



Também desenvolvido pelo CASNAV, o Simulador de Navegação de Paraquedas com Velame Aberto (SNPVA) permitirá ao visitante vivenciar a experiência de um salto de paraquedas. O Simulador apresenta tecnologia de ponta em realidade virtual para treinamento e será utilizado pelos Comandos Anfíbios e Mergulhadores de Combate, nos cursos de Salto Livre.

Destaque do estande da Marinha, o Simulador de Navegação de Paraquedas com Velame Aberto mostrará ao público o protótipo em desenvolvimento pela Marinha

Outra ICT subordinada ao CTMRJ, o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), realizará demonstrações interativas dos Projetos: “Centro Integrado de Sensores e Navegação Eletrônica (CISNE)” e o “Sistema de Detecção, Acompanhamento e Classificação de Contatos (SDAC)”. Por sua vez, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo apresentará o Programa Nuclear da Marinha, por meio da exposição das maquetes do Submarino Nuclear; do Reator; do Elemento Combustível; e do Painel de Equivalência.

A Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (SECIRM) traz para a Exposição o tema “O Brasil na Antártica”, composta por materiais utilizados no apoio às pesquisas realizadas naquela região, como as maquetes: da nova Estação Antártica Comandante Ferraz; do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”; do Navio Polar “Alte. Maximiano”; do helicóptero “UH-12/13 Esquilo”; e da aeronave “Hércules” (C-130); além de manequins com vestimentas especiais usadas na Antártica e até uma moto de neve (snowmobile).

A SECIRM, também apresentará o Tema “Amazônia Azul”, com maquetes da Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo e do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”.

O Estande da Marinha contará, ainda, com a participação do Laboratório Farmacêutico da Marinha (LFM), que apresentará produtos e medicamentos desenvolvidos. Além de conhecer um pouco mais sobre o trabalho da nossa Força Naval, o público terá a oportunidade de aprender a confeccionar os famosos “Nós de Marinheiro” e obter informações sobre os Processos Seletivos para Ingresso na Marinha.

O Evento será aberto ao público, gratuitamente, sem a necessidade de inscrição (exceto para os minicursos, cujas vagas são limitadas).

DIVULGAÇÃO: Assessoria de Comunicação Social da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM)



Sair da versão mobile