TEERÃ – O Corpo da Guarda da Revolução Islâmica do Irã será em breve equipado com uma nova geração de submarinos das classes Ghadir e Fateh, segundo a agência de notícias Tasnim.
O Submarino Ghadir, fabricado em 2006, é um submarino de médio porte que já foi implantado pelo exército iraniano. Foi melhorado várias vezes ao longo dos anos e agora é capaz de lançar mísseis de cruzeiro. Os submarinos da classe Ghadir são adequados para navegar na região do Golfo Pérsico e no Golfo de Omã.
A embarcação de 29 metros, pesando 115 toneladas, pode escapar em grande parte dos sistemas de radar. É equipado com dois tubos de torpedo de longo alcance com diâmetro de 533 milímetros que também podem lançar mísseis de cruzeiro antinavio.
O submarino Fateh, que também foi utilizado pelo Exército, é considerado mais avançado que o Ghadir. Foi adicionado à Marinha do Exército em 2018 para ajudar a fortalecer a defesa costeira. O submarino de 527 toneladas é um submarino semipesado e pode atingir profundidades de até 200 metros no mar. Ele também pode navegar debaixo d’água por pelo menos 35 dias.
O Fateh, que tem 43,5 metros de comprimento e 4,5 metros de largura, está equipada com quatro lançadores de torpedos de 533 milímetros e também podem transportar 8 minas navais.
Nos últimos anos, os especialistas e técnicos militares iranianos percorreram um longo caminho no fabrico de uma vasta gama de equipamentos nacionais, ajudando as forças armadas do Irã a tornarem-se auto-suficientes em quase todos os domínios militares.
As autoridades iranianas sublinharam repetidamente que o país não hesitará em reforçar as suas capacidades militares e não fará quaisquer compromissos a este respeito. O país tem estado especialmente concentrado no fortalecimento das suas forças navais nos últimos anos.
Em Maio, a 86ª flotilha naval do Exército do Irã concluiu uma viagem à volta do mundo depois de navegar 63.000 quilômetros de rotas marítimas durante oito meses e de circunavegar o globo em 360º graus.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Tehran Times