No dia 22 de janeiro, a Marinha do Brasil e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lançaram o concurso para a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Nesse certame, arquitetos do Brasil e do exterior, vinculados a escritórios brasileiros, poderão participar.
O evento foi abrilhantado pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; pelo Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Nobre; pelo Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Cavalcanti; pelo Diretor de Obras Civis da Marinha, Vice-Almirante Liseo Zampronio; pelo Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Contra-Almirante Marcos Silva Rodrigues; pelo Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Sergio Magalhães; e pelo coordenador do concurso, Luiz Fernando Janot.
No ano passado, a EACF, localizada na Península Keller, no interior da Baia do Almirantado, Ilha Rei George, sofreu um incêndio no qual 70% de suas instalações foram afetadas. No dia 12 de janeiro desse ano, data do 31º aniversário de criação do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), a Marinha concluiu a desmontagem das edificações anteriores. O início da reconstrução da base está previsto para o próximo verão, entre novembro de 2013 e março de 2014.
Os interessados em participar do concurso deverão se inscrever, de 28 de janeiro até 14 de março, por meio do endereço eletrônico www.concursoestacaoantartica.iab.org.br.