Marinha do Uruguai demonstra interesse nas duas últimas Corvetas da Classe ‘Inhaúma’

Por Guilherme Wiltgen e Felipe Salles

No primeiro dia do Warship & OPV Latin America, o Contra Almirante Ricardo Della Santa, Comandante em Chefe da Esquadra do Uruguai, disse durante a sua apresentação que Armada da República Oriental do Uruguai (AROU), demonstrou o possível interesse em adquirir as duas últimas Corvetas da Classe Inhaúma.




Visando a substituição das Fragatas Uruguay (ROU 01) e Comandante Pedro Campbell (ROU 02), da Classe João Belo, a AROU está estudando alguns possíveis substitutos, como a Classe Cassiopea (já inspecionada e disponível para entrega em 2023) e Minerva da Itália, a francesa Classe Floreal, a Classe Famous da USCG, a argentina Classe Drummond (que será inspecionada na próxima quinzena) e a brasileira Classe Inhaúma.

Também estão no radar uruguaio os Navios de Patrulha Costeira, que podem ser da Classe Cyclone, da US Navy, ou da Classe Island, da USCG.

As conversas entre o Brasil e o Uruguai ainda não tiveram início e o CA Della Santa vai aproveitar a estadia no Rio para encontrar com o VA Cunha, Comandante em Chefe da Esquadra brasileira, para dar início nas possíveis tratativas.

Contra Almirante Ricardo Della Santa (Foto: Felipe Salles)

A Corveta Jaceguai (V 31) tem previsão de dar baixa em Setembro desse ano e a Julio de Noronha (V 32) em 2024, quando do recebimento do primeiro Navio Classe Tamandaré.

O Warship & OPV Latin America é promovido pelo Defence IQ e acontece no Hotel Sheraton, de 25 a 27 de junho, no Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile