Marinha do Brasil resgata tripulante indonésio a mais de 2.300 km da costa brasileira

Por volta da 11h30 da manhã do domingo (28/01), o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil (SALVAMAR Brasil), operado no Rio de Janeiro, recebeu um pedido de ajuda do Serviço de Busca e Salvamento da Espanha (MRCC Madri), relatando que um tripulante de 39 anos necessitava ser retirado de um barco pesqueiro espanhol que navegava a cerca de 2.350 km da costa do Brasil. O homem precisava receber auxílio médico emergencial com suspeita de estar com peritonite (inflamação abdominal).

Imediatamente, o SALVAMAR Brasil realizou contato com o SALVAMAR Leste, coordenado pelo Comando do 2º Distrito Naval (Salvador-BA), pelo fato de o pesqueiro estar em área de busca e salvamento sob a sua  responsabilidade. Devido à grande distância da costa, foi necessário verificar se havia algum navio que estivesse mais próximo e pudesse prestar auxílio, reduzindo o tempo de resgate.

O navio mercante “C Force”, de bandeira de Ilhas Marshall, que estava a cerca de sete horas da embarcação espanhola, foi contatado e prontamente se colocou à disposição para ajudar. Ao mesmo tempo, o SALVAMAR Leste já havia identificado qual navio da Marinha do Brasil poderia ser acionado para ir ao encontro do mercante, que não dispunha de médico a bordo.

A Marinha acionou a Fragata Defensora (F 41), que era o Navio de Serviço da Esquadra e que estava nas proximidades de Vitória (ES), cidade mais próxima do local do resgate do que Salvador. A Defensora estava com médico a bordo e com uma aeronave que poderia auxiliar na evacuação do tripulante. Outro fator positivo foi o fato de o navio mercante já estar se dirigindo ao Brasil, que era seu próximo destino.

O NM “C Force” encontrou a embarcação espanhola por volta das 2h da madrugada do dia 29, tendo efetuado o translado do enfermo e iniciado o seu deslocamento para um ponto de encontro com a Fragata Defensora, definido pelo SALVAMAR Leste.

As ações foram coordenadas e monitoradas por meio de canais de comunicação com o SALVAMAR Madri, com o navio mercante, com o pesqueiro espanhol e com a Fragata Defensora. O próximo passo era o translado do tripulante do mercante para o navio da Marinha do Brasil.

Por volta das 16h30 do dia 30, o enfermo foi recolhido pela aeronave UH-12 Esquilo N-7088 (Águia 88), do 1ºEsquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), que se encontrava a bordo da Fragata, sendo constatado, pelo médico do navio, que ele se encontrava com suspeita de apendicite. Após o resgate do tripulante, a Fragata Defensora seguiu para a cidade do Rio de Janeiro e a coordenação do resgate passou a ficar sob a coordenação do SALVAMAR SUESTE.

Ao assumir o controle e coordenação da operação SAR (Busca e Salvamento – do inglês Search and Rescue), o Comando do 1º Distrito Naval tornou-se o Centro de Coordenação e Salvamento, encarregado de concluir o resgate e o encaminhamento do paciente à rede hospitalar. O desfecho da longa travessia ocorreu na madrugada desta sexta-feira, 2 de fevereiro, quando a Fragata Defensora fundeou na Baía de Guanabara, nas proximidades da Escola Naval, no Centro do Rio de Janeiro.

Na ocasião, uma equipe da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) conduziu o desembarque do paciente por meio da Lancha de Apoio ao Ensino e Patrulha-7 “Xaréu”.

Já em terra firme, o tripulante indonésio resgatado recebeu assistência médica em uma ambulância de atendimento móvel de urgência e foi transportado para a Casa de Saúde Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras, RJ. Após cinco dias de operação e trabalho conjunto entre a Esquadra brasileira e dois Distritos Navais, empregando meios navais e aeronavais, com suas respectivas tripulações, os militares da Marinha do Brasil e o SALVAMAR-Brasil concluíram o resgate com êxito.

FONTE: MB

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