Marinha do Brasil realiza SAR a 2.800 km da costa do Rio

A Marinha do Brasil (MB) informa que, às 23 horas da úl ma quarta-feira (23), o Salvamar Sueste foi acionado para realizar uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante filipino do navio de carga “Queen Bay”, registrado sob bandeira da Libéria, que se localizava a aproximadamente 2.800 km da costa, a sudeste do Rio de Janeiro.

Após receber o acionamento, a Fragata Independência (F 44) partiu imediatamente em direção às coordenadas do incidente SAR para prestar socorro ao enfermo.

A ação de resgate ocorreu na manhã de 26 de outubro, quando o tripulante foi aerotransportado pela aeronave orgânica da Fragata Independência, um UH-12 Esquilo do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), com forte dor abdominal.

Após a estabilização do tripulante a bordo da Fragata, o navio iniciou o retorno ao Rio de Janeiro para que o tripulante fosse novamente aerotransportado para uma unidade hospitalar capaz de continuar os procedimentos necessários, com chegada prevista para segunda-feira (28).

Resgates no mar

O sucesso de um resgate está diretamente correlacionado com o tempo. Para garantir um socorro ágil, a MB opera o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo, chamado de Salvamar Brasil, que cobre além da nossa “Amazônia Azul”, em uma área de aproximadamente 14,5 milhões de km², que inclui toda a costa brasileira e águas internacionais.

A Marinha mantém navios, aeronaves e militares treinados para resgates, além de uma estrutura para coletar e compar lhar informações, facilitando a localização de vítimas e embarcações que podem contribuir para o resgate.

O serviço de atendimento está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e abrange todo o território nacional por meio do telefone 185. O contato também pode ser estabelecido por meio de fax, e-mail ou utilizando os sistemas presentes nas embarcações, conhecidos como Sistema Global de Socorro e Segurança Marítimo (GMDSS).

FONTE: MB

NOTA DO EDITOR: Informações complementares:
Por conta da grande distância de terra, o paciente foi medicado a bordo da Fragata Independência e precisou levado de helicóptero às 06h30 de hoje para São Pedro da Aldeia – RJ, e posteriormente encaminhado de ambulância para um hospital.

Sair da versão mobile