A Operação ADEREX-I/18 terminou no dia 17 de junho e contou com a participação de meios navais e aeronavais.
O Grupo Tarefa, composto por meios dos Comandos da Força de Superfície, da Força de Submarinos e da Força Aeronaval, comandado pelo Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Paulo César Colmenero Lopes, realizou diversos exercícios na área marítima do Rio de Janeiro.
A ADEREX tem como principal tarefa adestrar as tripulações dos navios e aeronaves, bem como o Estado-Maior das Divisões da Esquadra, por meio de operações e ações clássicas de Guerra Naval, fainas marinheiras e exercícios de diversos tipos.
Para o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva, a ADEREX é uma das operações mais importantes da Esquadra, pois permite preparar a principal parcela do Poder Naval brasileiro para uma imediata resposta a missões atribuídas a um meio isolado ou um grupamento operativo.
“Como resultado, esperamos contribuir para o aprestamento da Esquadra, preparando-a para cumprir missões mais complexas que sejam atribuídas ao Poder Naval”, destacou o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Paulo César Colmenero Lopes.
FONTE e FOTOS: MB