Por 1T (RM2-T) Augusto Rodrigues, Belém-PA
A Marinha do Brasil e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam, na tarde de segunda-feira (27), três balsas carregadas com madeira ilegal e dois barcos empurradores, nas proximidades da Vila de Maiauatá, no município de Igarapé-Miri, no nordeste do Pará.
No período de 29 de Maio a 2 de Junho o Grupamento de Patrulha Naval do Norte está realizando o Patrulhamento e Inspeção Naval na área da Baía do Guajará e calha dos rios Pará e Soure. Nessa operação, que conta com a presença de agentes do Ibama embarcados nos navios da Marinha, a equipe de inspeção naval abordou três balsas que navegavam no Rio Igarapé-Miri e constatou irregularidades como excesso de carga, falta de documentos obrigatórios e condutores não habilitados.
Já o Ibama constatou que não havia licença para transporte da carga de madeira. Após as abordagens, os militares da Marinha apreenderam as embarcações e os agentes do Ibama apreenderam a carga de madeira, considerada ilegal, e instruíram os condutores a atracar as embarcações apreendidas em um porto no rio Igarapé-Miri, à altura do município de Moju.
Somadas, as apreensões totalizam 1.387,97m³ de madeiras em tora, de espécies cupiúba, maçaranduba, muiracatiara, timborana, dentre outras. O valor da carga apreendida foi estimado em R$ 773.929,08. As multas aplicadas totalizam R$ 416.391,93.
As embarcações seguirão para a capital do estado sob escolta do Grupamento Fluvial de Segurança Pública do Estado do Pará (Gflu).
FONTE: MB