Marinha do Brasil apoia operação no Complexo da Maré

Zulmair Rocha/UOL
Fuzileiros operando no Complexo da Maré – Foto:Zulmair Rocha/UOL

A Marinha do Brasil participa, neste domingo, da Operação conduzida pela Secretaria de Segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SESEG-RJ), no Complexo da Maré. A operação contribui para a continuidade do Programa de implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

Por meio da Força de Fuzileiros da Esquadra, a Marinha do Brasil prestará apoio logístico de transporte aos Batalhões de Operações Especiais (BOPE) e de Choque(BPChq) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

Policiais do BOPE a bordo doe um blindado Piranha do CFN – Foto:Zulmair Rocha/UOL

Sob o Comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Fuzileiro Naval Ricardo Henrique Santos do Pilar, um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, com o efetivo de 250 militares, atuará na Operação. Estes militares vão operar as 21 viaturas blindadas e outros meios da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) atendendo às necessidades da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro.

O GptOpFuzNav-RIO IX, emprega militares com experiência em Missões de Paz no Haiti e nas demais operações de apoio à Secretaria de Segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Complexo da Vila Cruzeiro e Morro do Alemão, Complexo de São Carlos, Morro da Mineira, Mangueira, Rocinha, Vidigal, Chácara do Céu, Chatuba de Mesquita, Manguinhos e Jacarezinho, comunidades da Barreira do Vasco e do Caju, além do Complexo do Lins).

Fuzileiro pronto para ação – Foto:Fábio Gonçalves/Agência O Dia/Estadão

Serão utilizadas cinco Viaturas Blindadas sobre Lagartas M-113, seis Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) e dez Viaturas Blindadas sobre rodas PIRANHA IIIC para garantir a mobilidade das Forças Policiais em todas as comunidades do Complexo.

Viaturas Blindadas empregadas:

Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf)

Os CLAnf, de fabricação norte americana, pesam cerca de 23 toneladas e tem capacidade para transportar até 25 militares armados e equipados para realizar operações anfíbias. Para a autodefesa do pessoal e do Carro, empregam uma Metralhadora calibre .50 e uma Metralhadora Lançadora de Granadas MK-19, de calibre 40 mm. Além da sua capacidade de deslocar-se na água, a partir dos Navios Anfíbios da MARINHA DO BRASIL, pode deslocar-se em terra com uma velocidade de até 72,4km/h. Tem autonomia de cerca de 483 km em terra e de 7h em água.

Viatura Blindada sobre Lagarta M-113 MB1

A Viatura M-113 MB1, de fabricação norte-americana, é um carro consagrado pelas atividades desempenhadas em todos os Continentes. Pesam cerca de 12,5 toneladas e transportam até 13 militares armados e equipados. O armamento para autodefesa do carro e do pessoal é uma metralhadora capaz de comportar diferentes calibres. O calibre utilizado nesta operação é o 5,56 mm. Sua velocidade máxima é de até 75 km/h e possui autonomia de 500 Km. Todas estas viaturas foram modernizadas pelo Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecFN).

Viatura Blindadas sobre rodas PIRANHA IIIC

De fabricação suíça, as Viaturas PIRANHA IIIC pesam 18,5 toneladas e transportam até 13 militares armados e equipados. Possui autonomia de 700 Km e utiliza para a sua autodefesa uma metralhadora capaz de comportar diferentes calibres. O calibre utilizado nesta operação é o 5,56 mm. Além de sua característica anfíbia, pode desenvolver em terra velocidade superior a 100 km/h e é capaz de manter sua
capacidade operativa mesmo que todos os seus 8 pneus estejam furados.

FONTE: FORÇA DE FUZILEIROS DA ESQUADRA

 

 

Sair da versão mobile