A Marinha do Brasil (MB) informa que, tendo em vista o restabelecimento da capacidade de prestação dos serviços pelas estruturas locais, vem sendo observada redução na demanda dos apoios prestados pela Força à população de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo. Dessa forma, com a anuência dos órgãos do Poder Executivo Municipal e Estadual, a MB está retraindo o efetivo mobilizado na região para o Rio de Janeiro (RJ), nesta sexta-feira (17). Reitera-se que a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião permanece pronta para ser empregada em caso de eventual necessidade.
Cabe ressaltar que, desde que chegou ao local, a MB realizou mais de 1.200 atendimentos médicos e psicológicos, contribuiu para desobstrução de vias públicas, com a retirada de escombros, e efetuou o transporte e a distribuição de mais de 110 toneladas de donativos. As ações ocorreram em coordenação com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião, observando orientações do Ministério da Defesa e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (coordenador das ações no nível federal).
Como instituição de Estado, a MB reafirma o seu compromisso na atuação conjunta com os órgãos públicos e entidades civis, a fim de contribuir para a segurança e o bem-estar da população brasileira em situações de crise.
Assessoria de Comunicação Social do Comando do 8º Distrito Naval