Em uma cerimônia de partida realizada no estaleiro Hyundai Heavy Industries (HHI) em Ulsan, Coréia do Sul, o novo navio de guerra com capacidade de mísseis da Marinha das Filipinas embarcou para Subic, nas Filipinas, em 18 de maio de 2020.
Batizada de BRP Jose Rizal (FF150), o novo navio é a primeira de duas *fragatas multi-missão de 2.600 toneladas encomendadas pela Marinha das Filipinas como parte do Projeto de Aquisição de Fragatas da Marinha.
Diz-se que a nova fragata é a primeira na frota da Marinha das Filipinas que pode disparar mísseis e torpedos guiados.
A futura BRP Jose Rizal foi entregue quatro meses antes do planejado. Isso foi alcançado apesar das dificuldades e da falta de suprimentos associados ao coronavírus, informou a Hyundai Heavy Industries em comunicado.
A entrega do navio foi realizada por meio de uma cerimônia simples, com a participação de delegados da Marinha das Filipinas (PN), da Divisão de Construção Naval Especial e Naval da HHI e da Hanwha Systems, seguindo medida do governo sul-coreano de conter a propagação do coronavírus.
Durante a cerimônia, representantes da HHI e da Hanwha Systems também doaram suprimentos de socorro COVID-19 para o PN, que foram recebidos pelo adido da Defesa e das Forças Armadas para a República da Coréia, capitão Armil M. Angeles.
Com uma velocidade máxima de 25 nós, os navios de uso geral de 107 metros têm uma tripulação de 110 marinheiros.
Ambos os navios são equipados com o radares Hensoldt TRS-3D e SharpEye (tecnologia Kelvin Hughes), sendo capazes de se envolver nas quatro dimensões da guerra moderna, a saber: Guerra Anti-Aérea (AAW), Guerra Anti-Superfície (ASUW), Guerra Anti-Submarina (ASW) e Guerra Eletrônica (EW), e são totalmente equipados com mísseis superfície-superfície (SSM), míssil superfície-ar (SAM) e torpedos. O canhão principal é o Oto Melara Super Rapid de 76 mm, enquanto o secundário é um canhão de 30 mm. Ele também tem sistema com Chaff e Flare para defesa contra mísseis.
O BRP Jose Rizal foi lançado na HHI há um ano e seu navio irmão, BRP Antonio Luna, em novembro de 2019.
FONTE: Naval Today
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN