Marinha das Filipinas recebeu sua primeira fragata de 2.600 toneladas

BRP Jose Rizal FF-150




Em uma cerimônia de partida realizada no estaleiro Hyundai Heavy Industries (HHI) em Ulsan, Coréia do Sul, o novo navio de guerra com capacidade de mísseis da Marinha das Filipinas embarcou para Subic, nas Filipinas, em 18 de maio de 2020.

Batizada de BRP Jose Rizal (FF150), o novo navio é a primeira de duas *fragatas multi-missão de 2.600 toneladas encomendadas pela Marinha das Filipinas como parte do Projeto de Aquisição de Fragatas da Marinha.

Diz-se que a nova fragata é a primeira na frota da Marinha das Filipinas que pode disparar mísseis e torpedos guiados.

Fragata BRP Jose Rizal a caminho das Filipinas

A futura BRP Jose Rizal foi entregue quatro meses antes do planejado. Isso foi alcançado apesar das dificuldades e da falta de suprimentos associados ao coronavírus, informou a Hyundai Heavy Industries em comunicado.

A entrega do  navio foi realizada por meio de uma cerimônia simples, com a participação de delegados da Marinha das Filipinas (PN), da Divisão de Construção Naval Especial e Naval da HHI e da Hanwha Systems, seguindo medida do governo sul-coreano de conter a propagação do coronavírus.

Durante a cerimônia, representantes da HHI e da Hanwha Systems também doaram suprimentos de socorro COVID-19 para o PN, que foram recebidos pelo adido da Defesa e das Forças Armadas para a República da Coréia, capitão Armil M. Angeles.

Com uma velocidade máxima de 25 nós, os navios de uso geral de 107 metros têm uma tripulação de 110 marinheiros.

Radar TRS-3D

Ambos os navios são equipados com o radares Hensoldt TRS-3D e SharpEye (tecnologia Kelvin Hughes), sendo capazes de se envolver nas quatro dimensões da guerra moderna, a saber: Guerra Anti-Aérea (AAW), Guerra Anti-Superfície (ASUW), Guerra Anti-Submarina (ASW) e Guerra Eletrônica (EW), e são totalmente equipados com mísseis superfície-superfície (SSM), míssil superfície-ar (SAM) e torpedos. O canhão principal é o Oto Melara Super Rapid de 76 mm, enquanto o secundário é um canhão de 30 mm. Ele também tem sistema com Chaff e Flare para defesa contra mísseis.

O BRP Jose Rizal foi lançado na HHI há um ano e seu navio irmão, BRP Antonio Luna, em novembro de 2019.

FONTE: Naval Today

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile