Marinha da Índia recebe o porta-aviões ‘Vikrant’

A Marinha Indiana fez história ao receber o Indigenous Aircraft Carrier (IAC) Vikrant de seu construtor Cochin Shipyard Limited (CSL).

Projetado pela Diretoria de Design Naval (DND) da Marinha Indiana e construído pela CSL, o novo porta-aviões foi batizado em homenagem ao seu ilustre antecessor, o primeiro porta-aviões da Índia que desempenhou um papel vital na guerra de 1971.

Coincidindo com as comemorações do 75º aniversário da independência da Índia, a reencarnação do Vikrant é um verdadeiro testemunho do zelo e fervor do país na busca de capacitação para aumentar a segurança marítima.

O Navio-Aeródromo de 262 metros de comprimento tem um deslocamento total de cerca de 45.000 toneladas, muito maior e avançado que seu antecessor. O navio é alimentado por quatro turbinas a gás totalizando 88 MW de potência e tem velocidade máxima de 28 nós.

A quilha do navio foi batida em fevereiro de 2009, seguida pelo lançamento ao mar em agosto de 2013. Com um conteúdo geral de 76%, o IAC é um exemplo perfeito da busca do país pela iniciativa do Governo indiano conhecido como ‘Make in India’.

O Vikrant foi construído com alto grau de automação e foi projetado para acomodar uma variedade de aeronaves de asa fixa e rotativa. O navio é capaz de operar uma ala aérea composta por 30 aeronaves compostas por caças MIG-29K, helicópteros multifunção Kamov-31, MH-60R, além de helicópteros ALH e o LCA, de fabricação nacional.

 

Usando o modo de operação STOBAR (Short Take-Off but Arrested Landing), o IAC é equipado com um Ski Jump para o lançamento de aeronaves e um conjunto de cabos de arrasto para sua recuperação a bordo.

O navio possui grande número de equipamentos e máquinas de fabricação nacional, envolvendo as principais indústrias do país. Os esforços de nacionalização também levou ao desenvolvimento de indústrias auxiliares, além da geração de emprego e retorno à economia da Índia. Um exemplo foi o desenvolvimento e a produção de aço para navio de guerra, por meio de uma parceria entre a Marinha, DRDO e a Autoridade de Aço da Índia (SAIL), que permitiu que o país se tornasse autossuficiente em relação a esse aço.

Hoje todos os navios de guerra que estão sendo construídos no país estão sendo fabricados com aço indiano.

Várias iterações de design, incluindo o uso de modelos de Realidade Virtual 3D e avançados softwares de engenharia, foram usadas pela Diretoria de Design Naval para o design do porta-aviões. A CSL também atualizou sua infraestrutura de construção naval, além de aprimorar as habilidades de produtividade durante a construção do navio.

A entrega de Vikrant foi marcada pela assinatura de documentos de aceitação em nome da Marinha Indiana pelo Comandante Designado do Vikrant, representantes da Sede Naval e da Equipe de Supervisão de Navios de Guerra e pelo Presidente do Cochin Shipyard.

O Vikrant foi entregue à Marinha da Índia pela CSL após extensos testes de aceitação realizados entre agosto de 2021 e julho de 2022, durante os quais o desempenho do navio, incluindo casco, propulsão principal, equipamentos auxiliares, instalações de aviação, armas e sensores, bem como manutenção no mar e as capacidades de manobra, se mostraram satisfatórias de acordo com os protocolos de teste e os parâmetros do sistema.

A entrega do Vikrant é o ponto alto de uma longa fase de projeto, construção e testes, durante a qual a Marinha Indiana e a CSL tiveram que superar vários desafios técnicos e logísticos sem precedentes, incluindo a pandemia de COVID-19 e o cenário geopolítico. A entrega bem-sucedida do porta-aviões indiano.

Logo, o Navio-Aeródromo será comissionado na Marinha Indiana como Indian Naval Ship (INS) Vikrant, o que reforçaria a posição da Índia na Região do Oceano Índico e a sua busca por uma Marinha de águas azuis.

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