Marinha da Índia pronta para lançar o INS Vagsheer, 6º submarino da classe ‘Kalvari’

Submarino indiano INS Vagsheer

De acordo com informações publicadas pela Aajtak em 14 de abril de 2022, a Marinha da Índia lançará o sexto submarino da classe Kalvari, o INS Vagsheer, em alguns dias, na Mazagon Dock Limited (MDL).

A classe Kalvari é uma classe de submarinos de ataque diesel-elétricos baseados no submarino da classe Scorpène que está sendo construído para a Marinha Indiana. Os submarinos são projetados pelo estaleiro francês Naval Group e estão sendo fabricados pela Mazagon Dock Limited em Mumbai.

A classe Kalvari é capaz de operações ofensivas em todo o espectro da guerra naval, incluindo guerra anti-superfície, guerra anti-submarina, coleta de inteligência, colocação de minas e vigilância de área.

Lançamento do Submarino INS Kalvari, o 1º da classe.

O submarino tem um alcance de 6.500 nmi (12.000 km) a 8 kn (15 km/h) quando submerso. Cada navio é alimentado por quatro motores diesel MTU 12V 396 SE84, possuindo 360 células de bateria (750 kg cada), para potência, e possui um motor de propulsão magnetizado permanentemente silencioso.

Seu casco hidrodinâmico foi projetado para ter resistência submarina mínima, e todos os equipamentos dentro do casco de pressão são montados em berços de absorção de choque para maior discrição. Em sua construção foi utilizado aço especial que possui alta resistência à tração, capaz de suportar altas tensões de escoamento e força hidrostática.

A classe desloca  1.780 toneladas quando na superfície e 1.957 toneladas quando submersa. O Vagsheer possui  seis tubos de torpedo de 533 mm para uma combinação de 18 torpedos de superfície e alvo subaquático (SUT) guiados por fio e mísseis anti-navio SM39 Exocet ou 30 minas no lugar de ambos.

A classe também é equipada com chamarizes anti-torpedo móveis C303/S para autodefesa. Os sistemas de armas e sensores são integrados ao Submarine Tactical Integrated Combat System (SUBTICS).

Possui um sistema de sonar capaz de realizar Análise e Variação de Baixa Frequência (LOFAR) permitindo detecção e classificação de longo alcance. Cada submarino tem uma tripulação de 8 oficiais e 35 marinheiros.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Navy Recognition

Sair da versão mobile