Marinha da Dinamarca adquire AUVs junto à OCEANSCAN-MST

A Organização de Aquisições e Logística do Ministério da Defesa dinamarquês (DALO) assinou recentemente um acordo-quadro para a aquisição de seis Veículos Submarinos Autónomos Ligeiros (LAUV) à empresa portuguesa OCEANSCAN-MST.

Os LAUV (Light Autonomous Underwater Vehicles), serão usados ​​pela unidade de contramedidas de minas (MCM) do Comando da Marinha dinamarquesa nos navios de contramedidas de minas da classe Holm. Os novos LAUVs são usados ​​quando a unidade MCM precisa procurar e explodir minas no fundo do mar.

Os drones subaquáticos podem navegar até oito horas por vez e devem operar principalmente a uma profundidade de 4 a 10 metros, mas podem operar até uma profundidade de 100 metros. Quando a unidade precisa pesquisar minas, todos os seis LAUVs podem ser configurados ao mesmo tempo, após o que eles próprios calculam como pesquisar o fundo do mar dentro de uma determinada área.

Cinco dos drones têm módulos de sonar de varredura lateral, que são usados ​​para examinar o fundo do mar e localizar as minas. Além desse sonar, o drone mais recente também possui uma funcionalidade chamada ID, que pode tirar fotos de alta resolução, bem como fazer a varredura a laser de quaisquer ameaças no fundo do mar.

Quando os drones subaquáticos são lançados no mar, eles se comunicam entre si para que, se alguém encontrar algo, possa até convocar o LAUV que pode tirar uma foto do objeto. Este recurso ainda não foi adquirido, mas deve ser implementado em breve.

Os drones subaquáticos têm 2,1 m de comprimento, 15 cm de diâmetro e pesam 30 kg cada. Os três primeiros LAUVs serão entregues no primeiro trimestre de 2022, onde vários testes e cursos de operador estão planejados. Os drones devem estar operacionais no verão de 2022.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile