A Marinha Alemã testou míssil anti-navio Saab RBS 15 MK3 em um alvo em terra na Noruega, a bordo da corveta K130 Oldenburg (F 263).
Isso também marca a primeira vez que a Oldenburg dispara o míssil RBS 15 contra um alvo em terra. Nos disparos anteriores, a Oldenburg disparou o míssil RBS 15 apenas em alvos baseados no mar. O teste foi realizado nos fiordes noruegueses do norte em 18 de maio.
O diretor de testes e o capitão da fragata Nikolaus Hey disse: “A distância total de voo exigia rotas diferentes e extremamente exigentes dos mísseis guiados, tanto no mar quanto por terra. A rota exigiu o uso do alcance máximo do RBS15 de mais de 200 quilômetros, atingindo vários waypoints em sua rota e mudanças de altitude repetidamente.”
Isso basicamente serve para esconder o ponto de disparo exato e, portanto, a posição da corveta, de um possível oponente. O RBS15 MK3 tem uma grande ogiva e pertence à classe de mísseis anti-navio pesados.
O míssil pode destruir alvos de infraestrutura militar estacionada em terra e também podem ser usados contra lançadores de mísseis móveis, se a posição precisa do alvo for conhecida. No entanto, esses dados sobre o alvo não são fornecidos pelos sensores do navio, e sim derivados de outras fontes.
O primeiro oficial da Oldenburg, capitão tenente Niemann disse: “O míssil fez exatamente o que deveria fazer, para que foi projetado”.
O procedimento para disparar o míssil contra um alvo terrestre era o mesmo que o de um alvo no mar.
A equipe da Oldenburg disparou o míssil RBS15 de uma estação de batalha, embora o navio não estivesse em um cenário de batalha específico.
Isso foi para garantir a segurança do navio e da tripulação durante o lançamento do teste do míssil.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval Technology