Por Guilherme Wiltgen
O mais novo Navio de Apoio Logístico da Marinha Francesa (Marine Nationale), o Bâtiments Ravitailleurs de Forces (BRF) Jacques Chevalier (A 725) está previsto para chegar ao Rio de Janeiro na próxima quarta-feira (22).
O BRF Jacques Chevallier é o primeiro da Classe de quatro navios destinados à Marinha Francesa. Ele foi encomendado em janeiro de 2019 ao Momentary Group of Companies formado por Chantiers de l’Atlantique e Naval Group.
O navio foi batizado em homenagem a Jacques Chevallier, engenheiro naval considerado o pai da propulsão nuclear francesa e ex-DGA (Direction Générale de l’Armement).
Antes de chegar ao Brasil, o BRF Jacques Chevallier participou de exercícios com as Marinhas Norte-americana (US Navy) e Britânica (Royal Navy) no Atlântico Norte, realizando Replenishment At Sea (RAS) com os Navios Aeródromos USS George Washington (CVN 73) eHMS Prince of Wales (R 09), além dos seus escoltas.
Na sequência, realizou exercícios no Caribe com a Frégate de Surveillance (FS) Germinal (F 735), que realizava patrulha no região.
O NApLog francês tem previsão de permanecer no Rio de Janeiro até o dia 27 de novembro. O navio vai atracar na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), na Ilha de Mocanguê.
Não há informações sobre visitação pública ao BRF Jacques Chevallier.