Na MADEX 2021, Feira Internacional da Indústria de Defesa Marítima, a empresa sul-coreana Hanwha Defense apresentou sua nova tecnologia de bateria de íon-lítio que será usada no novo submarino de ataque de 3.000 toneladas denominado KSS-III Batch-2 para entrar em serviço em 2026 .
A classe KSS-III (Jangbogo-III), também conhecida como classe Dosan Ahn Chang-ho, é uma série de submarinos de ataque diesel-elétricos de próxima geração para a Marinha sul-coreana. Ela será movida por um sistema AIP de célula de combustível, diesel-elétrico, para atingir uma velocidade de 12 nós (22 km / h) na superfície e 20 nós (37 km / h) submerso com um alcance de 10.000 mn (19.000 km).
Em comparação com as baterias de chumbo-ácido usadas antes, as novas baterias de lítio permitem que o submarino KSS-III Batch-2 navegue em alta velocidade, aumentando sua capacidade em 300% e a durabilidade econômica em 160%, com a expectativa de vida dobrada.
A Hanwha Defense é responsável por integrar os módulos de bateria e outras peças no submarino de 3.000 toneladas de próxima geração, já que a bateria de íon-lítio deve ajudar a aumentar as horas operacionais submersas do submarino, duas vezes mais do que aqueles com baterias de chumbo-ácido.
Notavelmente, a bateria de íon de lítio construída pela Hanwha foi projetada com prioridade máxima em segurança e confiabilidade, uma vez que as pilhas de energia da bateria passaram por demonstrações operacionais pela primeira vez no mundo, mesmo em várias condições extremas.
A tecnologia de bateria baseada em submarino tem se expandido com sucesso em um setor comercial para desenvolver um sistema de armazenamento de energia, ou ESS, para um sistema de propulsão ecologicamente correto para navios offshore.
Em janeiro, a Hanwha Defense assinou um memorando de entendimento estratégico (MOU) com a Danfoss Coreia para expandir a cooperação comercial para desenvolver sistemas de propulsão elétrica ecologicamente corretos. Pelo acordo, as duas empresas desenvolverão em conjunto sistemas de propulsão elétrica por meio de uma parceria tecnológica.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Navy Recognition