O prolongamento da vida útil (LIFEX) das fragatas Type 23 da Royal Navy (RN), inclui o levantamento e reparação de cascos, substituição do míssil Sea Wolf pelo Sea Ceptor, o novo radar Artisan 3D (se ainda não estiver instalado) e diversos outros reparos e modernizações. A atualização do mecanismo de Upgrade de Máquinas de Geração de Energia (PGMU) envolve a substituição dos quatro principais grupos geradores a diesel.
Os navios são encaminhados para o Frigate Refit Complex (FRC) em Devonport Dockyard. Esta valiosa instalação coberta de propriedade da Babcock tem 3 docas secas e é fundamental para completar os upgrades de fragata em um ritmo constante.
Quando todos os navios tiverem concluído o LIFEX, será difícil encontrar tripulação suficiente para todos eles. Pelo menos uma fragata e um destróier foram colocados em stand by devido à falta de pessoas e este arranjo provavelmente continuará por um futuro previsível. O número ideal politicamente importante para a RN é de 19 escoltas de superfície e precisa ser mantido, mesmo se a realidade da linha de frente for de menos embarcações. Também é importante manter 19 navios para obter as 19 substituições (que acabarão por reduzir os requisitos de tripulação).
Relatórios não confirmados na mídia brasileira, continuam circulando dando conta de que fragatas Type 23 da RN de segunda mão, serão colocadas à venda em um futuro próximo. O Ministério da Defesa nega isso e sua afirmação talvez seja endossada pelo vigoroso programa LIFEX em andamento.
Há aqueles que aparentemente não se preocupam com o cronograma de construção da Type 26, mas apesar do programa de renovação, as Type 23 estão envelhecendo rapidamente. A primeira Type 23 a ser descomissionada deve ser substituída pelo novo Type 31 se este projeto muito ambicioso for capaz de entregar 5 navios em uma fração do tempo tomado pela Type 26. Supondo que o projeto Type 31 prossiga suavemente (o que é uma grande suposição), então os números das forças das fragatas deveriam ser estáveis até o final de 2020. É a década de 2030, quando há um perigo crescente para que as Type 23 remanescentes, se tornem obsoletas e cansadas, seja forçados a se manterem na ativa ou serem descartadas sem serem substituídas pela Type 26 a tempo.
Life Extended – LIFEX
HMS Richmond (25 anos)
O HMS Richmond (F 239), entrou no FRC em agosto de 2017 e é a primeira fragata a receber os novos motores. Ela está programada para ser devolvida para a RN em julho, embora o trabalho esteja atrasado. Agora será muito desafiador para a Babcock cumprir este prazo, talvez não seja surpreendente, pois as lições aprendidas com o primeiro navio passam por uma atualização grande. A Richmond será a primeira Type 23 a mudar de base e se tornará um navio Devonport quando ela voltar à frota.
HMS Lancaster (28 anos)
O HMS Lancaster (F 229), completou sua última grande reforma em 2012 e após o serviço ativo, foi colocada em ‘prontidão’ em 2016. Ela foi rebocada de Portsmouth para Devonport em março de 2017 e começou a LIFEX logo depois. Ela deve sair da FRC em meados de fevereiro de 2019.
HMS Portland (19 anos)
Depois de mais de um ano em baixa prontidão em Devonport, o HMS Portland (F 79), começou seu LIFEX em fevereiro de 2018. Apesar de um pequeno incêndio a bordo em setembro de 2018, ela está logo atrás do HMS Lancaster em termos de progresso e deixará o FRC em breve.
HMS Somerset (24 anos)
O HMS Somerset (F 82) começou a se preparar para o LIFEX em novembro de 2018, mas só recentemente entrou no FRC e ficará fora de ação até algum dia de 2020.
HMS Iron Duke (27 anos)
Depois de ter sido abandonado em Portsmouth em 2017, o HMS Iron Duck (F 234) foi rebocado de Portsmouth para Devonport em meados de janeiro. Ele está supostamente em um estado muito ruim e é difícil entender por que não houve um esforço maior para preservá-lo enquanto ela estava em “prontidão reduzida”. Chegou a Devonport com pequenos buracos de ferrugem no convés e grama crescendo no convés de vôo. Ele deve substituir o HMS Lancaster no FRC e precisará de um trabalho extenso. Cada reajuste é feito para um orçamento e as despesas com o trabalho estrutural podem ocorrer às custas de alguns upgrades de equipamentos.
Ativos
HMS St Albans (19 anos)
Depois de ganhar o Fleet Effectiveness Award para a guerra submarina em 2018, ela foi destacada em tarefas familiares como o navio de patrulha de reboque (TAPS) nas águas do norte em janeiro (ou seja, monitoramento da atividade submarina russa). O HMS St Albans (F 83), completou uma grande reforma em Portsmouth em 2014 e deve iniciar sua reforma do LIFEX no final de 2019.
HMS Westminster (26 anos)
Equipada com a Sea Ceptor, ela completou o LIFEX em Portsmouth em janeiro de 2017, mas terá que esperar a atualização do motor em algum momento futuro. Depois de um movimentado 2018, incluindo operações no Círculo Ártico, ela sofreu um defeito na propulsão em dezembro de 208, que a deixou presa por uma semana em Gdynia, na Polônia. O HMS Westminster (F 237), foi consertada e voltou para Portsmouth antes do Natal e agora está em manutenção.
HMS Kent (Idade 20 anos)
Em 18 meses concluiu o LIFEX, em agosto de 2018, mas terá que aguardar a atualização do motor em um futuro reequipamento. Atualmente, o HMS Kent (F 78), está realizando o Treinamento Marítimo Operacional, baseado em Devonport.
HMS Northumberland (20 anos)
Concluiu o LIFEX a reequipou-se entre outubro de 2017 e março de 2018, mas terá que aguardar a atualização do motor em uma reforma futura. O HMS Northumberland (F 238), participou do exercício Trident Juncture em 2018 e esteve no mar em serviço no Fleet Ready Escort (FRE) durante o Natal e Ano Novo. Está atualmente operando em águas do norte e como a HMS Westminster, ostentando um “nariz azul” como prova das operações no Ártico.
HMS Sutherland (Idade 22 anos)
Após uma grande implantação na Ásia-Pacífico no ano passado e período de manutenção, ela está em Devonport pronta novamente para as operações. O HMS Sutherland (F 81), completou uma reforma importante de 13 meses em março de 2015, mas ainda não teve o Sea Ceptor instalado ou o LIFEX, que deve começar em 2020.
HMS Monmouth (27 anos)
O HMS Monmouth (F 235), completou uma reforma de 18 meses em junho de 2015. Esteve no Golfo em 2017 e navegou com o HMS Queen Elizabeth (R 08), em uma mobilização de 4 meses na “Westlant” no ano passado. Ela ainda não recebeu o Sea Ceptor ou fez o LIFEX, o que esta “old lady” precisa em breve.
HMS Argyll (Idade 29 anos)
O HMS Argyll (F 231), foi o primeiro navio a receber o Sea Ceptor e testar o míssil. Ela completou seu LIFEX de 20 meses em fevereiro de 2017, mas é uma das duas fragatas mais antigas que nunca receberão a atualização do motor. Ela atualmente está na etapa de nove meses entre o Golfo e a Ásia-Pacífico. Ela passou cerca de 5 semanas realizando manutenção programada em meados de implantação em Cingapura em novembro de 2018.
HMS Montrose (26 anos)
O HMS Montrose (F 236), completou uma longa renovação de 35 milhões de libras no LIFEX em julho de 2017, mas ainda não recebeu novos motores. Ela partiu de Devonport em outubro de 2018 e irá ficará baseada por 3 anos no Bahrein. Ela tomou o caminho para o oeste do Golfo e está fazendo uma viagem emocionante, do tipo que inspira as pessoas a se juntar à Marinha. Ela atravessou o Atlântico e atravessou o Canal do Panamá para o Chile e depois visitou a Ilha de Páscoa, as Ilhas Pitcairn, Taiti, Nova Zelândia e agora está indo para o Japão. Está previsto que ela opere com navios de guerra japoneses para impor sanções como parte das tentativas de desnuclearização da Coréia do Norte.
* Idade é o número de anos completos desde o lançamento. (Os navios foram normalmente estabelecidos 2 anos antes do lançamento). Como qualquer produto manufaturado, a idade nem sempre é uma indicação precisa do seu estado material. A condição de navios de idade semelhante pode variar dependendo de vários fatores; qualidade de construção original, o quanto eles foram trabalhados em serviço e a regularidade da boa manutenção.
FONTE: Save The Royal Navy
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
NOTA DO EDITOR: Apesar de existir alguma possibilidade da Royal Navy vir a se desfazer de uma ou mais fragatas Type 23, o que acho pouco provável pelos relatos acima, nenhuma delas sem sofrer o LIFEX, é interessante para a nossa Marinha, bastando apenas observar a lista e imaginar o elevado custo em libras para que esses navios tenham serventia para a Marinha do Brasil.