A fragata Liberal (F 43) da Marinha do Brasil chegou ao Líbano no último dia 7 de setembro, para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). A fragata Liberal, que já atuou no país no ano de 2012, vai ser incorporada a FTM no dia 15 de setembro e irá operar no Mediterrâneo até abril de 2017. Com a chegada da Liberal ao Líbano, a fragata Independência (F 44) retorna ao Brasil depois de atuar na força-tarefa.
A Marinha do Brasil mantém uma fragata na costa com o objetivo de impedir a entrada de armas ilegais e contrabandos no país árabe. Além disso, a Força Naval colabora com o treinamento do pessoal da Marinha libanesa.
MISSÃO DE PAZ
Criada em 2006 pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, em atendimento à solicitação do Governo Libanês, a UNIFIL foi estabelecida para confirmar a retirada das Forças Israelenses do sul do Líbano, devolver a paz e a segurança internacional e assistir o Governo Libanês na retomada da sua autoridade na região.
Em 2006, após a 2ª Guerra do Líbano, ela teve seu mandato ampliado e foi reforçada por novos contingentes. Foi a primeira e única Missão de Paz da Organização das Nações Unidas a contar com uma Força-Tarefa Marítima, comandada pela Marinha do Brasil desde 2011. Alemanha, Grécia, Indonésia e Turquia também integram a força-tarefa do Líbano.
FRAGATA LIBERAL
A Fragata Liberal (F 43) é uma fragata da Classe Niterói, da Marinha do Brasil. Construída na Inglaterra em 1975, foi lançada ao mar em fevereiro de 1976 e incorporada à armada em novembro de 1978.
FONTE: Ind.Def. & Segurança