Por Dorian Archus
A Defense Industry Presidency (DIP) da Turquia declarou recentemente o início dos testes de caís do LHD TCG ANADOLU (L 400), via Twitter em 1º de fevereiro. A informação da conta de que a principal integração do sistema de propulsão do navio, que será entregue à Marinha no final de 2020, foi concluída.
“Nosso navio de assalto anfíbio multiuso TCG ANADOLU, que está em construção no Estaleiro Istambul Sedef, lançado no ano passado, iniciou uma nova fase. O navio foi levado para a doca para os preparativos para os testes no porto/caís ,após a conclusão da integração do sistema de propulsão.
A construção do TCG ANADOLU, que pode transferir um batalhão sem a necessidade de suporte básico, para o local designado com suporte logístico, continua no estaleiro Sedef em Tuzla, Istambul. As obras começaram em 30 de abril de 2016 no estaleiro da Sedef Shipbuilding Inc. em Istambul, com a quilha sendo batida em 7 de fevereiro de 2018.
O TCG Anadolu (L-400) é um navio de assalto anfíbio (LHD) da Marinha Turca que pode ser configurado como um porta-aviões leve. Foi batizado com o nome da península de Anatólia (Anadolu em turco), que forma a maioria da massa terrestre da Turquia.
As dimensões do projeto final são:
- 231 metros de comprimento,
- 32 metros de boca,
- 6,8 metros de calado,
- 58 metros de altura.
- Deslocamento de 24.660 toneladas (na configuração de missão “porta-aviões”) ou 27.079 toneladas (na configuração de missão “LHD”),
- Velocidade máxima de 21,5 nós (na configuração “porta-aviões”) ou 29 nós (na configuração “LHD”),
- Alcance máximo de 9.000 milhas em velocidade econômica,
- Convoo com 5.440 m² e um hangar de 990 m² que pode acomodar 12 helicópteros de tamanho médio ou 8 helicópteros CH-47F Chinook para caminhões pesados. Como alternativa, o navio pode transportar até 12 F-35B (embora a Turquia tenha sido subtraída do programa F-35) e 12 helicópteros, O navio também pode transportar 4 helicópteros T-129 ATAK de fabricação turca, 2 x UAVs,
- Uma garagem de carga leve de 1.880 m² para contêineres de 20 pés (TEU – Twenty feet Equivalent Unit ) e 27 Veículos de Assalto Anfíbio (AAV),
- Uma doca de 1.165 m² que pode operar quatro LCMs, dois LCACs ou dois LCVP,
- Uma garagem de 1.410 m² para cargas pesadas, que pode acomodar 29 MBTs, veículos de assalto anfíbio e contêineres TEU.
FONTE: Naval News
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN