Nessa terça-feira (30) ocorreu um incêndio a bordo do futuro Landing Helicopter Dock (LHD) TCG Anadolu (L-408), da Marinha Turca. O navio se encontra em construção no estaleiro da Sedef em Tuzla, Istambul.
O incêndio foi contido por trabalhadores do próprio estaleiro e por bombeiros, não sendo registrado nenhum ferido ou fatalidade, de acordo com relatórios turcos. A causa do fogo ainda está para ser determinada e, aparentemente, se concentrou na proa do navio.
O TCG Anadolu está atualmente na doca seca e tinha a previsão de ser lançado esse ano. Muito provavelmente essa previsão vai ser impactada pela extensão dos danos sofridos, podendo atrasar o lançamento do navio.
Embora o projeto do TCG Anadolu seja baseado nas classes Juan Carlos I, da Espanha, e Canberra da Austrália, o navio da Marinha Turca será registrado pelo Lloyd turco como um porta-aviões leve. A previsão inicial era para ser entregue em 2021.
O LHD turco vai deslocar 28.000 toneladas a plena carga e possui 225 metros comprimento. O navio terá 6 spots em seu convoo e terá capacidade de transportar até 12 caças F-35B e 12 helicópteros, dependendo da configuração.
O contrato para a concepção e transferência de tecnologia do TCG Anadolu (L-408) foi assinado entre a Subsecretaria Turca para Indústria de Defesa e a Navantia em 2015.