Lançamento do Tournai (M 941), terceiro navio de contramedidas de minas do programa rMCM

A cerimônia de lançamento do Tournai, terceiro dos doze navios de contramedidas de minas no programa rMCM belga-holandês, destinado à Marinha Belga, ocorreu em 2 de julho de 2024 em Concarneau na presença do Ministro da Defesa belga, Ms Dedonder, e do prefeito de Tournai, Sr. Delannois. O lançamento foi realizado pela Kership, principal industria contratada do programa, em nome do Naval Group, o contratado geral.

O Tournai, terceiro navio no programa e o segundo para a Marinha Belga, será entregue à Bélgica em 2026. O primeiro navio da série, Oostende, destinado à Marinha Belga, foi lançado em 29 de março de 2023, e o segundo, o Vlissingen, destinado à Marinha Real da Holanda, em 19 de outubro de 2023. O quarto da série, Scheveningen, o segundo navio da Marinha holandesa, teve sua quilha batida em 19 de julho de 2023 e está programado para ser lançado em dezembro de 2024.

A entrega do Oostende está programada para o verão de 2025 em Zeebrugge, Bélgica. As entregas dos outros navios serão escalonadas até meados de 2030, a uma taxa de dois por ano.

Uma parceria industrial européia única

O programa rMCM foi concedido em 2019 à Belgium Naval & Robotics, o consórcio formado pelo Naval Group e a Exail, como parte de uma competição internacional. Ele prevê o suprimento para a Marinha Belga e para a Marinha Real da Holanda de doze navios de contramedidas de minas, bem como cerca de cem drones integrados a uma caixa de ferramentas (Toolbox) para equipar os navios. Em setembro de 2023, um memorando de entendimento (MoU) foi assinado entre a França, a Bélgica e a Holanda, permitindo que a França use o design dos navios rMCM para equipar a Marinha Francesa com seis navios. A Thales estará encarregada do sistema UAV a bordo da França.

Lançamento do Zr,Ms Vlissingen para a Marinha holandesa

Este programa é um componente importante da cooperação na defesa européia. Demonstra a capacidade dos países europeus em trabalhar juntos e compartilhar uma solução destinada a se tornar a referência na área de contramedidas de minas, não apenas para as marinhas belgas, holandesas e francesas, mas também para outras marinhas parceiras na Europa e em todo o mundo.

O Naval Group, como arquiteto geral e principal contratado, é responsável pelo design dos navios, integração geral, teste e comissionamento do sistema de missão (sistema de combate e sistema de contramedidas de minas).

A Kership, uma joint venture entre o Naval Group e a Piriou, é a contratada principal industrial dos doze navios, que estão sendo construídos em Concarneau e Lanester.

A Exail, co-contratada, é responsável pelo sistema de missão UAV, a maioria dos quais será produzida em Ostend, Bélgica. A manutenção dos navios será realizada na Bélgica como parte de uma estreita colaboração entre a marinha belga e o Naval Group da Bélgica, com a assistência de seu parceiro Flanders Ship Repary em Zeebrugge.

Um navio resiliente e uma caixa de ferramentas de última geração

Esses navios especializados de guerra de minas serão os primeiros a ter a capacidade de embarcar e lançar ou voar uma combinação de drones de superfície (embarcações de cerca de 12 metros e 18 toneladas), drones subaquáticos e drones aéreos. Os vasos de contramedidas da mina usarão um sistema totalmente robotizado para detectar, classificar e neutralizar minas. Eles podem suportar explosões subaquáticas e ter assinaturas acústicas, elétricas e magnéticas muito baixas, de acordo com as missões a serem realizadas.

Características:

• Comprimento: 82,6m
• Largura: 17m
• Deslocamento: 2800T
• Velocidade máxima: 15,3 nós
• Alcance:> 3500 milhas náuticas
• Acomodação: 63 pessoas
• Capacidades do UAV: ​​sistema de exail UMisoft, 2 drones de superfície (inspetor 125 exail), 3 veículos subaquáticos autônomos (A-18 equipado com sonar de exail UMISAS 120), 2 Sonares rebocados (T-18 equipado com UMisas 240 exail sonar), 2 Sistemas de identificação e destruição de minas (SeasCan e K-STER C EXAIL), 2 drones aéreos (V200 Saab Skeldar), 1 Exail Influence Drago integrando 5 módulos magnéticos do CTM e 1 módulo acústico Patria.
• Capacidade de embarque: 2 barcos Rhib Solas 7m.
• Manuseio: 2 berços laterais flutuantes para drones de superfície 18T e barcos de comando, 1 15t Crane Stern, guindaste de 3T.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile