A TAM Aviação Executiva, representante exclusiva no Brasil das fabricantes Cessna Aircraft Company e Bell Helicopter, traz para a Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (LABACE) algumas das mais importantes aeronaves do mercado e que representam as últimas tendências da aviação.
Quem visitar a 12ª edição da feira, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, de 11 a 13 de agosto, poderá ver de perto dez dos 20 modelos que compõem seu portfólio, formado por jatos, turboélice, pistão e helicópteros.
As grandes novidades são os aguardados Citation CJ3+ e Citation Latitude, jatos de última geração e que pousam no Brasil pela primeira vez, e o novo mock-up (agora na sua versão completa) do helicóptero Bell 505 Jet Ranger X, o mais novo lançamento da Bell, sucesso de vendas e com previsão de certificação para o primeiro semestre de 2016.
Confira abaixo mais informações sobre os modelos que estarão em exposição na feira:
CESSNA Citation Latitude: inédito no Brasil
O aguardado Citation Latitude faz parte de uma nova geração de aeronaves da Cessna, que possuem tecnologia de ponta e representam o equilíbrio perfeito entre conforto e eficiência. Não à toa, já é uma das mais desejadas do mundo.
O projeto contempla uma série de inovações tecnológicas, inclusive no processo de fabricação com o uso de automatização robótica, peças monoliticamente usinadas e estações de montagem ergonômicas, resultando em grande precisão durante todo o processo de construção. Com essas inovações, os clientes se beneficiam da maior qualidade, intervalos de manutenção mais espaçados e maior disponibilidade da aeronave. Isso, combinado com a performance superior do Latitude, resulta em custos operacionais até 20% menores que os de aeronaves concorrentes.
Com alcance máximo de 2.700 NM (5.000 km, traslado em cruzeiro econômico e reservas NBAA IFR), a aeronave pode percorrer de São Paulo a qualquer capital da América do Sul sem escalas, e de São Paulo a Miami, com apenas um pouso, além de operar em pistas de 3.580 pés (1.091 m) com peso máximo de decolagem e atingir altitude máxima de 45 mil pés.
O jato possui capacidade para dois pilotos e até nove passageiros, suíte de aviônicos Garmin G5000 com interface touch screen (dispensa botões) e cabine com piso interno completamente plano (1,83 m de altura por 1,95 m de largura), permitindo que uma pessoa fique de pé.
O Citation Latitude conta ainda com o sistema Clarity, desenvolvido pela Cessna em parceria com a empresa americana Heads Up Technologies, que reúne sistemas elétricos, dados e comunicações – tudo conectado por fibra ótica e controlado a partir do assento por uma telatouch screen totalmente intuitiva.
Recentemente, a aeronave obteve a certificação da Federal Aviation Administration (FAA). As primeiras unidades do modelo serão entregues, nos Estados Unidos, no terceiro trimestre deste ano. Preço: US$ 16.250.000 (FOB – EUA).
Citation CJ3+: inédito no Brasil
Outra grande novidade da Cessna, e que pousa no Brasil pela primeira vez, é o Citation CJ3+. Com capacidade para até oito passageiros, a aeronave é certificada para operação com um único piloto e tem uma série de novos sistemas projetados para reduzir a carga de trabalho da tripulação.
O modelo apresenta um conjunto de aviônicos integrados, o Garmin G3000, com radar meteorológico, sistema de detecção de turbulências, sistema avançado de alerta de terreno (TAWS-B) e suporte a comunicação ADS-B, que o tornam compatível com os requisitos de controle de tráfego aéreo Next Generation (NexGen). Sua cabine conta ainda com servidor wireless, telefone via satélite de Iridium, internet de alta velocidade e um sistema de pressurização controlada automaticamente, além de sistema de diagnóstico de falhas, que facilita a manutenção.
Com alcance de até 2.040 milhas náuticas, o CJ3+ é perfeitamente adequado para o segmento de mercado de jatos leves e voa sem escalas de Lima para São Paulo, de Washington DC à Cidade do México; de Londres a Moscou e de Xangai para Bangkok. Preço: US$ 8.050.000 (FOB – EUA).
Citation XLS+
O Citation XLS+ é o jato mais vendido da Cessna em todos os tempos, e a maior frota do modelo, fora dos EUA, está localizada no Brasil. Tamanho sucesso pode ser explicado, em parte, pelo fato de a operação do jato se encaixar perfeitamente às necessidades do mercado brasileiro.
Equipada com dois motores Turbofan Pratt & Whitney Canada PW545C, a aeronave é capaz de subir a 45 mil pés, atingir a velocidade de 817 km/h e tem autonomia de voo de até 2.100 NM (3.889 km, traslado em cruzeiro econômico e reservas IFR), podendo ir de São Paulo a qualquer capital brasileira, sem escalas. Além disso, o jato conta com freios acionados por sistema hidráulico, o que torna sua operação ainda mais segura e confiável, principalmente em pistas curtas.
Outra vantagem do Citation XLS+ é o sistema FADEC, que proporciona maior automação e eficiência no gerenciamento dos motores, reduz a carga de trabalho dos pilotos, possibilita economia de combustível e redução dos custos operacionais da aeronave.
Com a maior cabine da categoria, o Citation XLS+ tem capacidade para dois pilotos e pode transportar confortavelmente nove passageiros, que contam com acesso à internet, assentos individuais, sofá, telefone por satélite, sistema de entretenimento com DVD e entradas para acoplar tablets e smartphones. Possui amplo compartimento de bagagens, que comporta até 363 quilos em um volume de 2,55 metros cúbicos. Preço básico: US$ 12.750.000 (FOB – EUA).
Citation CJ4
O Citation CJ4 é o maior, mais rápido e mais avançado modelo da família CJ. Com capacidade de operação com apenas um piloto, esta moderna aeronave emprega tecnologia de ponta em seu painel de instrumentos integrados Collins Pro Line 21 e sistema de FADEC, que otimiza o desempenho e o consumo dos motores. Suas duas turbinas Williams FJ44-4A permitem que o avião, de 7,7 toneladas, atinja 45 mil pés de altitude em apenas 29 minutos. Capaz de operar em pistas curtas e, ao mesmo tempo, desenvolver excelente velocidade de cruzeiro, 451 kts (835 km/h), o jato é eficiente, econômico e tem um alcance de até 2.170 NM (4.019 km, traslado em cruzeiro econômico). Alguns diferenciais, como ponto único de abastecimento e um toalete com acesso externo, permitem que a aeronave volte mais rapidamente ao ar.
O Citation CJ4 conta ainda com uma cabine ampla e silenciosa, capaz de acomodar confortavelmente até nove passageiros, que podem utilizar todos os recursos disponíveis para transformá-la em uma extensão do escritório, ou então, simplesmente, para relaxar e aproveitar o voo com um avançado sistema de entretenimento. Preço básico: US$ 9.050.000 (FOB – EUA).
Citation M2
O Citation M2 redefiniu o padrão de desempenho para os jatos executivos do segmento “very light jet”, com um alcance de até 1.540 NM (2.852 km, traslado em cruzeiro econômico), velocidade máxima de cruzeiro de 748 km/h (404 kts) e capacidade de subir mais rápido do que o seu antecessor (CJ1+), atingindo 41 mil pés em apenas 24 minutos.
A aeronave oferece ainda ampla seleção de itens customizáveis, cabine com conforto inigualável, toalete traseiro privativo, assentos maiores e muitas outras comodidades. O sistema intuitivo de aviônicos Garmin G3000. com controles touch screen, coloca tudo na ponta dos dedos dos pilotos, resultando em níveis mais altos de eficiência e segurança. Preço básico: US$ 4.500.000 (FOB – EUA).
Grand Caravan EX
Sucesso absoluto, com mais de 15 milhões de horas voadas e mais de 2500 unidades produzidas no mundo, o Grand Caravan EX é a aeronave multimissão da Cessna e que completa 30 anos em 2015.
Sua cabine ampla e versátil permite a rápida reconfiguração, adaptando-se perfeitamente a qualquer necessidade, seja para o transporte de cargas, bagagens ou até nove passageiros (mais tripulação).
Equipado com painel Garmin G1000 e impulsionado por um dos mais confiáveis motores turboélices do mundo – o Pratt & Whitney PT6A-140, com 867 SHP, o Grand Caravan EX oferece melhor performance de subida e maiores velocidades de cruzeiro em relação ao seu antecessor, podendo chegar a 185 kts (343 km/h) na velocidade máxima de cruzeiro, atingir até 25 mil pés de altitude, e tem alcance máximo de até 912 NM (1.689 km a 10.000 pés em cruzeiro econômico e 45 minutos de reserva), o que lhe permite voar de São Paulo a Cuiabá sem escalas.
A aeronave pode ainda operar em mais de 99,8% de todas as pistas homologadas no Brasil, graças à capacidade de pousar e decolar em pistas curtas (apenas 426 m) e adversas, como em campos gramados ou de terra. Tudo isso, com o seu já tradicional baixo custo operacional.
O Grand Caravan EX ainda tem um bagageiro com porta ampla, facilitando o carregamento de cargas de grande porte, além de um compartimento opcional de carga (cargo pod), que proporciona mais de 3 metros cúbicos de espaço extra para bagagem. A aeronave também está disponível na versão Anfíbia. Preço básico: US$ 2.199.000 (FOB – EUA).
Cessna TTX
O Cessna TTX é a aeronave a pistão monomotora de trem fixo mais rápida do mundo (certificada pelo FAA), podendo atingir a velocidade máxima de 235 kts (435 km/h). Com autonomia de voo de até 2.315 km, o modelo pode cruzar o Brasil com apenas uma escala e tem como diferencial a capacidade de voar em condições climáticas adversas, graças à mais alta tecnologia com que é equipado, incluindo os aviônicos Garmin G2000 e suas duas telas de 14,1 polegadas, com controle touch screen, e o Sistema de Proteção de Estabilidade Garmin (ESP) que auxilia os pilotos a manterem o voo com alto desempenho.
A aeronave possui controle de climatização integrado e automático, com ar-condicionado de fábrica, além de um interior sofisticado, confortável e seguro, com espaço para até quatro pessoas. Preço básico: US$ 799.000 (FOB – EUA).
Bell 429WLG
O mais avançado helicóptero biturbina leve do mundo incorporou em sua mais recente versão o trem de pouso retrátil, atendendo a um segmento de mercado que considera as rodas um equipamento imprescindível em suas operações. Com velocidade e alcance excepcionais, alta performance no voo pairado e maior margem de segurança, o Bell 429WLG é primeiro helicóptero do mundo a ser certificado para WAAS (sistema de aproximação de pouso vertical em piloto automático). Além disso, o modelo possui a maior cabine da categoria, com capacidade para até seis passageiros e dois pilotos, ou sete passageiros e um piloto, todos eles acomodados em assentos anticrash.
O Bell 429WLG conta também com uma moderna plataforma de aviônicos glass cockpit, com telas digitais de LED de última geração já na sua versão standard, homologação para single pilot IFR, e piloto automático de quatro eixos (opcional).
O modelo recebeu certificação da ANAC para operar com peso máximo de decolagem (MTOW) de 7.500 Ib (3.402 kg), o que o destaca entre as aeronaves da mesma categoria, que são limitadas a 7.000 lbs (3.175 kg). O Preço básico é de US$ 6.545.000 (FOB – EUA).
Bell 505 Jet Ranger X (mock-up completo)
Pela primeira vez no Brasil será apresentado o mock-up completo do Bell 505 Jet Ranger X. Lançado no ano passado, o modelo combina novo design, velocidade, tecnologia, alcance e carga útil, resultando em uma excepcional performance na categoria monoturbina leve, aliado a um baixo custo operacional.
Além dos aviônicos Garmin G1000H totalmente integrados com duas telas de LCD de 10,4 polegadas, a aeronave conta com motor Turbomeca Arrius 2R com sistema FADEC (com duplo canal), HTAWS (sistema de alerta de terreno), cartas aeronáuticas digitais, visão sintética e sistema “Pathway in the Sky” opcionais.
Sua cabine é versátil, tem capacidade para até cinco pessoas, e foi projetada com assentos anticrash, que podem ser facilmente removidos ou dobrados. Além disso, o Bell 505 Jet Ranger X tem o piso totalmente plano, portas largas, que facilitam o acesso de passageiros e cargas, é mais silencioso que as limitações de ruído do Estágio 3 ICAO e oferece excelente visibilidade para a tripulação.
Até o momento, foram realizadas mais de 200 horas de voos em dois protótipos de helicóptero para teste. A certificação pelo FAA está prevista para o primeiro semestre de 2016.
O Bell 505 Jet Ranger já é um sucesso mundial de vendas, com mais de 340 reservas de posição realizadas desde o seu lançamento. Preço básico: US$ 1.123.500 (FOB-EUA).
Bell 407GXP
Derivado da já consagrada plataforma do Bell 407GX, que estará em exposição no evento, o novo modelo é uma evolução do seu antecessor e apresenta melhor desempenho, aumento da carga útil e redução da carga de trabalho do piloto. Outra mudança significativa é o novo motor M250 Rolls-Royce, que melhora a potência de decolagem do helicóptero (49 SHP a mais)e, ao mesmo tempo, proporciona economia de combustível. Os recursos aviônicos agora trazem uma nova função de peso e balanceamento integrada à plataforma Garmin, que otimiza a performance da aeronave. Outra novidade é a extensão da revisão geral da transmissão da aeronave, o que reduzirá também os custos de manutenção e aumenta a disponibilidade da máquina de 4.500 para 5.000 horas. Sua velocidade máxima de cruzeiro aumentou em relação ao seu antecessor e passa para 138 kts (4.500 lb, 4.000 ft, ISA+20oC). O Bell 407GXP conta ainda com assentos amplos e confortáveis que acomodam até seis passageiros, além do voo mais suave da sua categoria. Preço básico: US$ 3.010.000 (FOB – EUA).
FONTE: TAM Aviação Executiva