A Kongsberg Defence & Aerospace (KONGSBERG) assinou um contrato de aquisição plurianual com a Marinha dos EUA (US Navy) para a entrega de mísseis Naval Strike Missile (NSM) para a US Navy e a Fleet Marine Force durante um período de cinco anos. O contrato de preço fixo concedido hoje é avaliado em NOK 10 bilhões. Este contrato inclui opções que, se exercidas, levariam o valor acumulado deste contrato para cerca de NOK 12 bilhões.
“Esse é o maior contrato de mísseis na história da KONGSBERG e um marco importante para nós. Estamos satisfeitos que os Estados Unidos tenham selecionado a KONGSBERG como parceira da indústria e esperamos continuar a cooperação para dar suporte às suas capacidades de defesa e criar valor para importantes partes interessadas na Noruega e nos EUA”, disse Geir Håøy, presidente e CEO da KONGSBERG.
O NSM é a peça central do Programa Over-the-Horizon Weapons System (OTH-WS) da USN e está sendo instalado nos LCS (Littoral Combat Ship) e nas Fragatas da classe Constellation. A KONGSBERG também está entregando o NSM ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA como um componente-chave do seu Programa NMESIS (Navy Marine Expeditionary Ship Interdiction System).
“Este contrato é um exemplo da forte demanda que vemos por nossos mísseis de ataque na OTAN e nações aliadas, e é por isso que abrimos neste ano uma nova fábrica de mísseis na Noruega e anunciamos duas instalações, uma na Austrália e outra nos EUA. O contrato de aquisição plurianual fornece à KONGSBERG, e a todos os nossos subfornecedores, estabilidade em toda a cadeia de suprimentos e força de trabalho”, disse Eirik Lie, presidente da Kongsberg Defence & Aerospace.
A KONGSBERG anunciou recentemente a construção de uma nova fábrica de mísseis no Condado de James City, Virgínia, em resposta à crescente demanda por JSM e NSM.
Sobre o Naval Strike Missile
O NSM é um míssil antinavio com desempenho operacional superior e alta capacidade de sobrevivência contra todos os sistemas de defesa inimigos. O míssil foi desenvolvido pela KONGSBERG e implantado pela primeira vez em 2012 pela Marinha Norueguesa.
O NSM é a principal arma das fragatas e corvetas da Marinha Norueguesa e foi selecionado pela Marinha dos EUA, Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Polônia, Romênia, Canadá, Alemanha, Austrália, Malásia, Espanha, Reino Unido, Holanda, Bélgica e Letônia.
FONTE: KONGSBERG