O Japão está aumentando seu nível de alerta após o anuncio da China de criar uma zona de identificação de defesa aérea sobre uma área que inclui as Ilhas Senkaku, em Okinawa.
O Ministério da Defesa da China informou ontem que havia criado a zona que compreende uma grande área ao longo do Mar da China Oriental, incluindo as ilhas disputadas pelos dois países.
O ministério disse que medidas de emergência, inclusive o uso da força, serão tomadas se alguma aeronave voar na zona sem seguir as instruções chinesas.
A China já realizou uma patrulha com dois aviões militares na zona, com um deles se aproximando das Ilhas Senaku.
As autoridades japonesas se reuniram no sábado na residência do primeiro-ministro Shinzo Abe e concordaram que o ato da China não pode ser tolerado. O Ministério das Relações Exteriores do Japão apresentou um forte protesto ao embaixador chinês para Tóquio.
O ministro japonês da Defesa, Itsunori Onodera, disse a repórteres em Tóquio que os dois lados devem trabalhar para evitar conflitos. Ele acrescentou que vai pedir à China para criar um mecanismo de comunicação que permitam que os dois lados lidem com quaisquer problemas que possam surgir.
O governo japonês vê a mudança da China como uma demonstração de sua reivindicação às Ilhas Senkaku , e planeja acelerar as atividades de alerta e vigilância.
FONTE: Portal Mundo Nipo