Japão enviará Destróier para o Oriente Médio




Por Ben Dooley

TÓQUIO – O Japão enviará um Destróier da JMSDF no início do próximo ano para patrulhar rotas marítimas regionais no Oriente Médio, de onde obtém grande parte de seu petróleo bruto, anunciou o governo na sexta-feira.

A rara implantação no exterior, que será limitada à coleta de informações, visa garantir a “segurança” dos navios mercantes japoneses e ajudar a manter a “paz e estabilidade” na região, informou o gabinete em comunicado. A decisão segue uma série de ataques a petroleiros na região, um dos quais operado pelos japoneses.

A implantação incluirá um destróier equipado com helicópteros e pelo menos um dos dois aviões de patrulha P-3C atualmente envolvidos em operações antipirataria perto da Somália. Ele terá a tarefa de coletar informações que “impactam diretamente a segurança dos navios que navegam” na região, de acordo com o gabinete, que aprovou o plano na sexta-feira. A missão foi autorizada por um ano e pode ser estendida.

O anúncio segue uma reunião na semana passada em Tóquio entre o primeiro-ministro Shinzo Abe e o presidente Hassan Rouhani, do Irã, cujo país os Estados Unidos culparam por ataques a navios-tanque no Golfo de Omã em junho. Os Estados Unidos pediram uma coalizão internacional para proteger navios na região, mas apenas alguns de seus aliados aderiram a essa missão.

FONTE: NY Times

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile