Japão continua rastreando submarino chinês detectado ao norte de Okinawa

Por Mattew M. Burke

Camp Foster, Okinawa – O Japão na segunda-feira continuou a acompanhar um submarino chinês suspeito que  aparentemente estaria próximo de suas águas territoriais ao norte de Okinawa no fim de semana.

A Força de Autodefesa Marítima do Japão primeiro viu o submarino na sexta-feira de manhã perto de Amami Oshima, uma ilha entre as ilhas de Kyushu e Okinawa, de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa no domingo.

O submarino entrou na zona contígua do Japão a leste de Amami antes de navegar para o oeste através do Mar da China Oriental, de acordo com o Ministério. Inserindo a zona contígua de outro país, uma zona marítima além do mar territorial, não é uma violação do direito internacional, mas pode ser vista como uma provocação.

Não foi dito qual modelo do subamarino chinês foi avistado

“Desta vez, não havia nenhuma entrada nas águas territoriais do Japão”, disse a secretária de gabinete Katsunobu Kato, aos repórteres na segunda-feira de manhã. Esta “é uma situação que deve ser acompanhada”.

O Japão está coletando informações e trabalhando para determinar o propósito do submarino, disse Kato. Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse que já havia expressado preocupação com diplomatas chineses sobre o incidente. Ele se recusou a comentar mais.

É costumeiro no Japão para algumas autoridades do governo falarem com a mídia na condição de anonimato.

O submarino ficou submerso, mas porque foi visto navegando perto de um destróier da classe Luyang III é acreditado para ser chinês, de acordo com o ministério de defesa.

Destróier da classe Luyang III

As forças japonesas foram colocadas sob alerta maior após o submarino ser detectado. O Ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi, instruiu as forças japonesas a “tomar todas as medidas possíveis para coletar informações” e permanecer alerta “com um senso de tensão”.

No domingo, o submarino havia se movido a sudoeste de Yokoatejima, próximo de Kagoshima, de acordo com o Ministério da Defesa. Essa ilha fica a cerca de 50 quilômetros a noroeste de Amami Oshima.

Três aeronaves de vigilância e dois destróieres estavam monitorando o submarino, disse a declaração. A incursão vem em um momento de tensões aumentadas no Mar da China Oriental.

A disputada cadeia de ilhas Senkaku, fica a cerca de 400 milhas a sudoeste de Amami Oshima. O Japão afirma e administra as ilhas, mas a China e Taiwan também as reivindicam.

As embarcações da Guarda Costeira Chinesa freqüentemente entram nas águas ao redor das ilhas Senkaku para perseguir e assediar os pescadores, de acordo com a Guarda Costeira do Japão. A guarda costeira japonesa sempre responde ao avistar o navio chinês.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

Sair da versão mobile