INS Vikramaditya e INS Viraat navegando juntos em águas indianas

INS VikramadytiaINSViraat

Por Guilherme Wiltgen

Assim que novo porta-aviões da Índia, o INS Vikramaditya (R 33), se aproximou a 1.200NM da costa indiana na véspera do Ano Novo, foi recepcionado pelo INS Viraat (R 22) e pela Fragata INS Teg (F 45), da Classe Talwar, e pelo destróier INS Mumbai (D 62), da Classe Delhi.

O INS Vikramaditya realizou seu translado escoltado pela fragata INS Trikand (F 51), da Calsse Talwar, pelo destróier INS Delhi (D 61) e pelo Navio-Tanque INS Deepak (A 50).

O encontro dos dois navios-aeródromos é um marco para a Marinha, que desde a baixa do INS Vikrant (R 11), vinha operando com um único porta-aviões.

O INS Vikramaditya navegou mais de 8.000NM sem escalas, desde o início de sua viagem no estaleiro russo Sevmash, em Severodvinsk, até a Base Naval de Karwar.

Logo que o navio chegar, terá início o processo de adaptação a Esquadra indiana, tendo como primeiro grande desafio a integração total dos caças MigG-29K, iniciando as qualificações e requalificações de pouso a bordo.

Concluída esta etapa, que segundo fontes navais indianas deve durar aproximadamente seis meses, o navio-aeródromo será transferido para o setor operativo.

Sair da versão mobile