INS Tarkash celebra os 75 anos da Independência da Índia no Brasil

Por Luiz Padilha e Carolina Ambinder

O Defesa Aérea e Naval esteve a bordo da fragata INS Tarkash da Marinha da Índia, neste sábado (13/8), para uma visita ao navio. Durante a visita, fomos recebidos pelo Embaixador da Índia no Brasil, Sr. Suresh Reddy, que, na companhia do Comandante do navio Capitão Abraham Samuel, e do Adido de Defesa da Índia no Brasil, Coronel Aviador Manish Khullar, concedeu uma rápida entrevista aos jornalistas presentes, destacando os 75 anos da Independência da Índia.

Construir “pontes de amizade” e fortalecer a cooperação internacional com países amigos são objetivos que a Marinha indiana tem como missão. A Marinha da Índia enviou seus navios para todos os continentes, exceto a Antártida. A fragata Tarkash foi designada para visitar vários países do Oriente Médio, Europa, América do Sul e África, e agora se encontra no Brasil.

Em 2004, a fragata INS Tabar visitou o Brasil

Em sua viagem de São Petersburgo, na Rússia, para a Índia, a novíssima na época, INS Tabar (F 44), fez uma escala na cidade do Rio de Janeiro, ocasião em que fizemos o registro a partir do antigo viaduto da perimetral, antes de sua demolição.

INS Tabar (F 44) fotografada da perimetral durante sua visita ao Rio de Janeiro em 2004.

INS Tarkash no Brasil

O navio fez uma escala no porto de Natal e agora se encontra no Rio de Janeiro para celebrar o 75º aniversário da Independência da Índia. O Embaixador nos informou que ocorrerá a Cerimônia de Hasteamento da Bandeira no dia 15 de agosto de 2022 a bordo do navio e que será uma cerimônia simultânea entre todos os navios que se encontram espalhados pelos continentes.

INS Tarkash recebendo a visita dos alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro

Fomos recebidos pelo Embaixador na Praça D’Armas do navio onde ocorreu uma rápida entrevista. Antes de irmos embora, foi possível conhecer o Passadiço (fotos proibidas) e o Hangar onde se encontra o helicóptero Aloutte III. A fragata Tarkash é um navio com a última geração de armas e sensores que a Marinha indiana possui, inclusive com o míssil de cruzeiro supersônico BrahMos.

PASSEX com a Fragata União (F 45)

A fragata União está retornando ao Brasil após concluir a operação Guinex II, criada e desenvolvida pela Marinha do Brasil no Golfo da Guiné para combater a pirataria na região. A Tarkash irá suspender com destino ao continente africano, onde irá realizar uma patrulha anti-pirataria na região. Está prevista uma PASSEX entre os navios no próximo dia 18/8, onde os navios irão realizar uma série de exercícios conjuntos. inclusive com a faina de “cross-deck” entre as aeronaves dos navios. Após esse exercício, a fragata Tarkash seguirá para Togo, na África Ocidental, situada no Golfo da Guiné. Vale ressaltar que essa patrulha anti-pirataria que a INS Tarkash irá realizar será na região do entorno Estratégico brasileiro e, no futuro, ambas as Marinhas poderão atuar na região de forma conjunta, já que a Índia sofre com o aumento da pirataria na região, afetando suas LCM (Linhas Comerciais Marítimas).

Fragata INS Tarkash (F 50) atracada no porto do Rio de Janeiro

IBSAMAR

Exercícios navais entre as Marinhas da Índia, Brasil e África do Sul têm ocorrido efetivamente desde 2014, e na edição de 2022, a fragata Tarkash, será a representante da Índia no exercício. Ainda não houve confirmação de qual navio da Marinha do Brasil irá participar nesta edição.

À nível internacional, Brasil e Índia são membros de iniciativas como o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e o IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), compartilhando questões como economia emergente, população numerosa e a valorização da democracia. No âmbito nacional, conforme informado pelo Embaixador, há, atualmente, três fóruns governamentais de diálogo bilateral, tendo o último iniciado no presente ano (Grupo Parlamentar Brasil-Índia). Isso demonstra como a cooperação entre esses países é um interesse vigente e, em todos esses fóruns, o setor de defesa faz parte da pauta.

Agradecimento: O DAN gostaria de agradecer à Sra. Márcia Miranda pelo apoio em nossa visita à fragata e as tradutoras do Consulado da Índia no Rio de Janeiro, Nathalia Rodrigues e Larissa Fernandes.

Sair da versão mobile