Por Ivan Plavetz – T&D
O governo da Índia informou que o programa Medium Multi-Role Combat Aircraft (MMRCA), que previa a compra de 126 novos aviões de combate para a Força Aérea do país, está oficialmente cancelado. O valor inicial do contrato estava sendo estimado em US$ 8,6 bilhões.
Após um longo período de avaliações e negociações, o avião de combate Rafale, da francesa Dassault, foi declarado o modelo selecionado, em janeiro de 2012, entre os seis concorrentes (Boeing F/A-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, Mikoyan MiG-35, e SAAB JAS 39 Gripen).
O ministro da Defesa indiano, Manohar Parrikar, já vinha dando declarações nos últimos meses que indicavam que o MMRCA estava em um impasse, gerando a hipótese de cancelamento agora confirmada. De acordo com informações oficiais, o impasse nas definições contratuais se deu, principalmente, à elevação do custo do programa que chegou a dobrar no ano passado.
Antes do anúncio do cancelamento do MMRCA, a Dassault e o governo de Nova Delhi vinham negociando o fornecimento de 36 Rafales para serem entregues a curto prazo.