Edital do novo certame deverá ser publicado no final de outubro do próximo ano.
O concurso público da Imbel (Indústria de Material Bélico) está cada vez mais próximo. É o que informou em nota o Setor de Recursos Humanos da autarquia vinculada ao Ministério da Defesa. A seleção pública deve acontecer no fim do ano ou início do ano que vem, uma vez que o edital será publicado até o fim de outubro. O órgão já teria enviado propostas a bancas organizadoras e espera por respostas para definição da empresa responsável pela seleção.
Os concurseiros podem comemorar, uma vez que a autarquia não está inclusa na suspensão dos concursos que foi anunciada pelo governo federal. É uma grande oportunidade para quem busca uma oportunidade na carreira pública, sobretudo por conta da perspectiva de menor criação de cargos públicos nos próximos meses.
Atualmente, a Imbel trabalha na definição de diferentes fatores referentes à seleção, como a quantidade de vagasoferecidas e os cargos que farão parte do certame. O que já foi definido é o encaminhamento das vagas, sendo que todas as unidades da empresa serão beneficiadas. A sede em Brasília é uma delas, além das unidades no Rio de Janeiro (cidade), Magé (no estado do Rio de Janeiro), no estado de Minas Gerais (cidades de Juiz de Fora e Itajubá) e no estado de São Paulo (unidade na cidade de Piquete).
A última seleção da Imbel ocorreu em 2012 e foram oferecidas vagas para diferentes níveis de escolaridade, desde nível fundamental até superior, nas funções de soldador, engenheiro, assistente técnico, auxiliar administrativo, assistente administrativo, auxiliar técnico, analista administrativo, contador, entre outras.
Na ocasião, os salários oferecidos variaram entre R$ 828,48 e R$ 3.470,02, para cumprimento de jornadas de trabalho de 20 horas a 44 horas semanais. O último concurso contou com provas objetivas versadas com questões sobre Língua Portuguesa, Noções de Informática, Matemática, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos. Foram 12.271 inscritos, segundo o órgão.
FONTE: Concursos Atuais