IDEX 2017 – IACIT apresenta sistemas de missão, auxílio à navegação e controle de tráfego aéreo

Os novos produtos DME 0200, NEURALCAST e ROUTECAST contam com tecnologia 100% nacional

Destaque no Pavilhão Brasil, a IACIT participará da IDEX 2017 apresentando soluções nas áreas de Defesa, Segurança Pública, CNS\ATM, Telemetria e Meteorologia. Durante o evento, a IACIT apresentará as soluções em sistemas de missão crítica para auxílio à navegação e controle de tráfego aéreo, desenvolvidas pela empresa, como DME 0200, o ROUTECAST e o NEURALCAST. A IDEX 2017 acontece de 19 a 23 de fevereiro em Abu Dhabi.

O DME (Distance Measuring Equipment) 0200 é a versão mais recente da IACIT, em substituição ao DME 0100 analógico, também fabricado pela empresa. O sistema de auxílio à radionavegação possui tecnologia 100% nacional e certificação pelo ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo).

O sistema compacto e de fácil operação é totalmente digital e utiliza-se de modernas tecnologias para garantir alta confiabilidade em atendimento às demandas dos requisitos civis e militares. O equipamento permite, ainda, a interoperabilidade com todos os instrumentos de navegação de rádio, atualmente disponíveis no mercado.

O NEURALCAST e o ROUTECAST representam a vanguarda de tecnologia para auxílio à navegação e controle de tráfego aéreo e estão alinhados com o conceito de Navegação Baseada em Performance (PBN). As duas novas solução serão implantadas na Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica para apoiar os operadores de tráfego aéreo com previsões meteorológicas.

O NEURALCAST é um sistema que utiliza redes neurais artificiais para gerar informações de tendências meteorológicas de teto, visibilidade, ocorrência de rajadas, velocidade e direção do vento, para um horizonte de até 3 horas, utilizando as informações das estações do próprio aeródromo.

O sistema possui uma interface web na qual os usuários poderão acessar diretamente os gráficos de tendências e efetuar cadastros para receber alertas automáticos quando as tendências indicarem que o aeródromo pode entrar ou sair de restrição operacional.

Já o ROUTECAST é um sistema capaz de identificar o volume ou área do espaço aéreo sob efeito de formações meteorológicas que possam apresentar risco às aeronaves em rota, como por exemplo nuvens Cumulonimbus (CB), permitindo monitorar eventos severos e prever o seu deslocamento para uma projeção de até 30 minutos. O sistema utiliza como fonte de dados radares meteorológicos e sensores de descargas elétricas atmosféricas.

Para o desenvolvimento deste sistema, a IACIT contou com um vasto know-how em meteorologia radar e sistemas de alerta curto prazo; investiu, ainda, em dois radares meteorológicos próprios, sendo um Banda-S (do mesmo modelo utilizado pela rede do SISCEAB) e um Banda-X móvel, para auxiliar na criação dos modelos computacionais responsáveis pelo processamento dos dados resultantes das varreduras dos radares.

No ROUTECAST, os eventos severos são exibidos de forma georefenrenciada sobre um mapa, através de sua interface web, além de ser fornecidos automaticamente para sistemas externos como o de controle de tráfego aéreo, gerenciamento de fluxo de aeronaves e demais sistemas.

FONTE: Rossi Comunicação

Sair da versão mobile