Na manhã desta quarta-feira (6), um marco significativo foi realizado no setor de Defesa Nacional do Brasil. A diretoria da Itaguaí Construções Navais (ICN) e da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep) formalizou um contrato histórico para dar início à fabricação da Seção de Qualificação do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN).
Este acordo representa um passo crucial no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que tem como objetivo elevar o Brasil a um patamar de destaque no cenário da Defesa Mundial. O Prosub é um projeto grandioso que promove a capacidade do país no desenvolvimento de submarinos com tecnologia de propulsão diesel-elétrica e nuclear.
A cerimônia de assinatura do contrato aconteceu na sede da Nuclep, situada em Itaguaí, e contou com a presença de representantes de ambas as empresas. Pela ICN, foram apresentados Renaud Poyet (diretor presidente), Mario Botelho (diretor industrial), Sergio Chagas (gerente de ofertas e contratos) e Leonardo Grossi (coordenador de projetos). Pela Nuclep, participaram Carlos Seixas (presidente), Nicola Mirto (diretor comercial), Sergio Augusto (diretor industrial) e André Abrantes (gerente de vendas).
Este importante marco no setor de Defesa Brasileiro promete contribuir para a capacidade do país na construção de submarinos de última geração com propulsão nuclear, reforçando assim a posição do Brasil no cenário internacional de Defesa. A ICN e a Nuclep, duas gigantes da indústria nacional, estão unindo forças para tornar esse projeto grandioso uma realidade.
FONTE: Jornal Atual