No dia 16 de fevereiro, a Hyundai Heavy Industries (HHI) realizou no seu estaleiro de Ulsan, uma cerimônia para marcar o início da construção do primeiro de três destroieres KDX-III Batch-II para a Marinha da Coreia do Sul.
A HHI recebeu um contrato para projetar e construir o primeiro navio pela Defense Acquisition Program Administration (DAPA) em dezembro de 2019. A própria HHI projetou os navios de 7,600 toneladas KDX-III e construíram o primeiro e o terceiro navios da sua classe. ROKS Sejong the Great (DDG-991) e ROKS Seoae Ryu Seong-ryong (DDG-993), entregues à ROKN em 2008 e 2012, respectivamente.
Os próximos KDX-III Batch-II terão deslocamento de 8.100 toneladas e apresentarão uma melhora nas capacidades BMD (Ballistic Missile Defense) e ASW (Anti-Submarine Warfare). Apesar de possuírem menos células VLS e lançadores de mísseis antinavio, estarão equipados com células K-VLS-II, que podem acomodar mísseis maiores e mais poderosos. Espera-se que o KDX-III Batch-II esteja equipado com mísseis antinavio supersônicos. Em termos de armamento de autodefesa, dois Phalanx e o K-SAAM vão substituir o Goalkeeper e o RAM, utilizados nos navios anteriores.
O batimento da quilha está previsto para ocorrer em outubro e o lançamento ao mar no segundo semestre de 2022.
Espera-se que seja oficialmente incorporado pela ROK Navy em 2024.