O grupo de construção naval da Coréia do Sul, Hyundai Heavy Industries (HHI), assinou um acordo formal para a aquisição de sua rival menor, a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME).
O acordo foi firmado com o banco estatal Coreano Development Bank (KDB) em 8 de março e segue um acordo condicional que as duas partes chegaram em janeiro de 2019.
A dupla concordou que a KDB, que detém uma participação de 55,7% na DSME, com um valor estimado de 2,16 trilhões de KRW (US $ 1,94 bilhão), venderá sua participação.
A KDB irá transferir suas ações ordinárias da DSME para a HHI e comprar KRW 1,5 trilhão de ações da HHI, a Hyundai Heavy confirmou hoje em um processo de troca de ações.
Além disso, o banco considerará fornecer KRW 1 trilhão em ajuda financeira para DSME. A HHI estabelecerá uma holding que controlará os estaleiros do grupo, inclusive a DSME. A transação verá o HHI possuir uma participação de 26% no DSME e 18% no KDB.
Conforme explicado pela Hyundai Heavy, o principal pré-requisito para a realização deste tipo de investimento é o recebimento de todas as licenças e autorizações governamentais, bem como a aprovação de combinação de negócios por autoridades reguladoras nacionais e estrangeiras.
O contrato final saiu pois o outro estaleiro sul-coreano, o Samsung Heavy Industries (SHI) disse que não estava interessado em comprar uma participação majoritária na DSME.
A fusão gerou temores de possíveis demissões nos estaleiros HHI e DSME. Em fevereiro, mais de 90% dos trabalhadores da DSME prometeram entrar em greve por causa da aquisição.
FONTE: World maritime news
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN