HNLMS ‘Pelikaan’ faz visita ao porto de Belém

Entre os dia  8 e 12 de Junho, o HNLMS Pelikaan (A 804) visitou a cidade brasileira de Belém. Esta foi a primeira vez na história que um navio de guerra holandês fez  uma visita a Belém.

A visita fez parte de uma viagem de um mês para apoiar o treinamento na selva para fuzileiros navais da 32ª Companhia de Infantaria, um  pelotão de Curaçao e Aruba. Durante a visita uma recepção foi organizada por várias autoridades locais, incluindo o vice-almirante Ademir Sobrinho, comandante do 4º Distrito Naval do Brasil.

O Comandante do HNLMS Pelikaan foi convidado para a  grande cerimônia militar na base naval local em comemoração a batalha de Riachuelo em 11 de junho de 1865. A visita terminou com um almoço na sede naval, novamente a convite e na presença do almirante brasileiro.

Uma vez que Belém fica sobre o Hemisfério Sul, a passagem pelo Equador foi aprovada pela tripulação. Esta foi uma novidade para HNLMS Pelikaan,  para o deleite da tripulação que agradou a Netuno de acordo com uma tradição de séculos de idade, em que um marinheiro costumava vir a bordo e com a ajuda de seus capangas apresentava cerimoniais de batismos e fornecia  um novo nome a cada um.

 

Sair da versão mobile