Por
A ministra da Defesa holandesa, Kajsa Ollongren, juntamente com seu homólogo ucraniano, Oleksiy Reznikov, visitou nos últimos dias as cidades portuárias fortemente bombardeadas de Mykolajiv e Odesa, no sul da Ucrânia. A Ministra Ollongren anunciou que seu país entregará dois navios MCM da classe Alkmaar. No entanto, isso só acontecerá depois que a Holanda receber os primeiros sistemas de última geração, construídos no âmbito do programa rMCM (replacement Mine Counter Measures), pelo consórcio francês Belgium Naval & Robotics, formado pelo Naval Group e pelo ECA Group. A expectativa é que isso ocorra a partir de 2025.
Ollongren disse que a Holanda entende a importância estratégica e econômica do porto de Odesa para importação e comércio de alimentos. E certamente para conectividade com o resto do mundo. Sua proteção contra a ameaça de minas marítimas é vital para a economia da Ucrânia. Juntamente com um par de caça minas, as Forças Navais da Ucrânia receberão “equipamento adicional”. Presumivelmente, estes serão veículos subaquáticos operados remotamente (ROVs) para procurar, identificar e neutralizar objetos perigosos no fundo do mar. Além disso, a Bélgica e a Holanda treinarão em conjunto as tripulações ucranianas. Esse processo começará antecipadamente, já no segundo semestre deste ano.
Atualmente, seis dos 15 navios MCM da classe Alkmaar (Tripartite) construídos entre 1979 e 1989 permanecem em serviço com a Koninklijke Marine (Marinha Real da Holanda). Até o momento, a Holanda vendeu nove navios para três países (Paquistão 2, Bulgária 2 e Letônia 5). Os Alkmaars disponíveis são embarcações bastante antigas, todas com mais de 30 anos. Eles passaram por modernização (início em 2003), incluindo a instalação do sistema Atlas Elektronik IMCMS (Integrated Mine Countermeasures System) e o sonar montado no casco Thales 2022 Mk III, bem como a integração com os ROVs Atlas Seafox e Saab Double Eagle Mk III Mod 1. Não se sabe se esses ROVs serão transferidos para um novo usuário. O anúncio não diz quais navios serão entregues à Ucrânia.
A Ucrânia já tem caça minas de fabricação ocidental. Em 2021, Kiev adquiriu dois navios MCM da classe Sandown do Reino Unido. Eles são o ex-HMS Blyth de 20 anos (M 111) e o ex-HMS Ramsey de 21 anos (M 110). Os navios foram renomeados Chernihiv (M 310) e Cherkasy (M 311). O processo de treinamento de suas tripulações na Escócia está em andamento. Não se sabe quando os navios irão para o Mar Negro. Isso pode ser difícil não só pela guerra e pela vantagem significativa da Marinha Russa naquela área, mas também pela proibição de Ancara da movimentação de navios dos países envolvidos no conflito pelo Bósforo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News