O relançamento do HMS Uppland é um marco para a Saab, pois ele é o segundo submarino da classe Gotland que a empresa realizou atualizações abrangentes de meia vida (MLU) conferindo-lhe condições para enfrentar os desafios de amanhã.
O relançamento de um segundo submarino com AIP – Air Independent Propulsion dentro de 12 meses, mostra as habilidades e capacidade de um estaleiro de classe mundial. A Saab é uma das poucas empresas no mundo capazes de executar upgrades de meia-vida enquanto desenvolve paralelamente a próxima geração de submarinos AIP. A filosofia modular da Saab fornece ao cliente uma frota de submarinos que, a qualquer momento e com bom custo-benefício, podem ser totalmente atualizados para atender aos mais recentes desafios.
Os submarinos são projetados para operar em ambientes desafiadores. O casco deve suportar décadas de operação, enquanto sistemas e tecnologias a bordo requerem atualizações em um período mais curto para serem operacionalmente relevantes. Ao cortar o casco em dois, e substituindo muitos dos sistemas vitais, a Saab pode, de maneira econômica e em curto prazo, fornecer submarinos AIP prontos para os desafios de amanhã.
“Poucos estaleiros ao redor do mundo têm a experiência de modificar completamente um submarino, criando quase um novo navio. Nós somos o único que o completou duas vezes em 12 meses, primeiro com o HMS Gotland e agora com o HMS Uppland. Se você levar em conta que os smartphones nem sequer existiam quando esses navios foram lançados no final dos anos 90, você começa a entender o enorme salto que a tecnologia submarina tomou durante esse período e quão significativa é essa atualização na meia-vida”, diz Gunnar Wieslander, vice-presidente sênior da área de negócios da Saab, Kockums.
A versão atualizada do Uppland e do Gotland estão pavimentando o caminho para o mais moderno submarino AIP em produção hoje: a classe Blekinge (A26).
Mais de 20 novos sistemas no estado da arte a bordo da nova classe Gotland, serão implementados no A26, o reduzindo os riscos para a A26. Isso também oferece ótimas oportunidades de treinamento para a tripulação quando, no futuro, embarcarem a bordo do A26.
O HMS Uppland foi projetado e construída pela Kockums em Malmö no início dos anos 90 e comissionado em 1997. A atualização de meia-idade consiste em modificações, substituições e atualizações de sistemas e tecnologias a bordo, sustentando a operabilidade do submarino e assegurando serviços à Suécia por muitos anos vindouros.
O processo de atualização envolve muitos sistemas importantes, como o sistema AIP Stirling, um conjunto completo de novos mastros, sonares e sensores, bem como sistemas de gerenciamento e comunicação.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN