O novo navio patrulha da Royal Navy (RN), o HMS Tamar (P 233), será implantado neste verão com camuflagem “Dazzle”, com vários tons de preto, branco e cinza em formas estranhas ou chocantes. Essa é a primeira vez que pintura icônica foi aplicada em um navio de guerra da RN desde a 2ª Guerra Mundial.
O esquema de pintura, introduzido pela RN no final da Primeira Guerra Mundial, foi adotado por muitas marinhas do mundo na época e repetido novamente entre 1939 e 1945.
As diferentes formas, ângulos e cores destinavam-se a confundir os submarinistas inimigos, que ao olharem através dos periscópios, o esquema de camuflagem tornava difícil para eles identificarem os navios e confundia seus cálculos sobre a velocidade e direção do alvo, fazendo com que o torpedo errasse o alvo.
Com o fim da guerra e o aprimoramento dos radares e dispositivos ópticos, em 1945 a camuflagem “Dazzle” foi eliminada pela Royal Navy. Até agora!
O Estaleiro A&P, em Falmouth, que realizou o esquema de pintura, sendo utilizados 200 litros de tinta em quatro tons de cinza e preto, durante o período de manutenção do navio.