Os helicópteros Merlin Mk2 do 820 Naval Air Squadron (NAS), baseados na Royal Naval Air Station (RNAS) Culdrose, tem embarcado no novo porta-aviões da Royal Navy desde que ela partiu de Rosyth pela primeira vez, em junho do ano passado.
Esse novo embarque marca a primeira vez que todo esquadrão se transferiu para navio, e vai operar a partir dele 24 horas por dia.
Embora seja normal para o 820 NAS estar operando a partir do mar, dessa vez é uma experiência nova para HMS Queen Elizabeth (R 08) ter um esquadrão inteiro a bordo.
O 820 NAS vai empregar seus helicópteros Merlin inicialmente para treinar e testar os tripulantes e equipamentos de bordo. Além disso, os Mk2 também são capazes de realizar busca e salvamento (SAR) 24 horas por dia, a partir do navio.
O esquadrão também é adequado para fornecer proteção para o navio durante o período de testes no mar. A versão Mk2 do Merlin conta com uma das suítes de sensores mais modernas e capazes montados em qualquer helicóptero do mundo, podendo enviar informações de volta para o navio de centenas de milhas de distância. Eles são capazes de detalhar exatamente o que está na água em torno do HMS Queen Elizabeth, fornecendo à equipe de combate a bordo, todas as informações que eles precisam para manter o navio em segurança.
As aeronaves do 820 NAS serão acompanhados por mais dois Merlins adicionais, pertencentes ao Aircraft Test and Evaluation Centre, localizado em MoD Boscombe Down, e por dois helicópteros Chinook da RAF, que também já estão a bordo. As aeronaves vão realizar os primeiro testes de voo fora dos parâmetros operacionais, voando a partir de e para o porta-aviões no mar, nas mais diversas condições.
FONTE e FOTOS: RN