Por Guilherme Wiltgen
O porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth (R 08), que estava programando para suspender hoje (04/02) de sua base em Portsmouth, apresentou problemas mecânicos durante verificações de rotina poucas horas antes de partir para o exercício Steadfast Defender da OTAN.
Em sua conta oficial no X, a Royal Navy postou uma declaração do Almirante Andrew Burns (Fleet Commander) onde informa que “As verificações de rotina pré-navegação identificaram ontem um problema com um acoplamento no eixo do hélice de boreste do HMS Queen Elizabeth. Portanto, o navio não navegará no domingo. O HMS Prince of Wales ocupará o lugar do HMS Queen Elizabeth nas funções da OTAN e partirá para o Exercício Steadfast Defender o mais rápido possível.”
O problema foi descoberto no eixo do hélice de boreste do HMS Queen Elizabeth, obrigando a Royal Navy a cancelar a sua participação e enviar o segundo porta-aviões da Classe Queen Elizabeth (QEC), o HMS Prince of Wales, que será prontificado as pressas para poder participar do exercício.
Essa verificação foi adotada pela RN após o problema identificado no eixo do porta-aviões HMS Prince of Wales, que permaneceu inoperante por um longo tempo, enquanto era reparado em Rosyth.