HMS ‘Prince of Wales’ (R 09) navega pela primeira vez

HMS Prince of Wales (R 09)




Ontem, 19 de setembro, o segundo porta-aviões da Royal Navy, o HMS Prince of Wales deixou o estaleiro em Rosyth pela primeira vez. A palavra “marco” foi usada excessivamente para descrever momentos importantes do projeto do porta aviões, mas hoje é outro grande passo em frente para um navio que muitos achavam nunca entrar em serviço na RN. Ajudado por nove rebocadores em um procedimento cuidadosamente coreografado, O porta aviões deixou o cais e agora está ancorado em Rosyth para testes de motores e vários ensaios.

HMS Prince of Wales com o prédio da babcock onde serão construídas as futuras fragatas Type 31.

O navio aguardará a maré baixa antes de passar pelas Forth Bridges, provavelmente no sábado, 21 de setembro. Atualmente, a tripulação do navio é de 600 pessoas, mas isso aumentará consideravelmente com o tempo. 320 empreiteiros civis também estarão a bordo quando ele for ao mar. O tempo exato que ele passará nos testes marítimos da 1ª fase é indeterminado, mas pode levar cerca de 8 semanas e é provável que ele faça sua primeira entrada em Portsmouth no final de novembro. O capitão Darren Houston está no comando e está particularmente qualificado para supervisionar a difícil evolução de levar o Prince of Wales para o mar. Ele é o ex-oficial executivo (XO) do HMS Queen Elizabeth e estava a bordo quando o QE partiu pela primeira vez em junho de 2017 e também quando QE retornou a Rosyth para reforma e partiu novamente em maio de 2019.

 

Um sobrevivente

O HMS Prince of Wales (PoW), já sobreviveu às tentativas de ser colocado em naftalina ou ser vendido (política oficial entre 2010-2014), além de um boato mais recente de que o Tesouro planejou sua morte como parte da resposta ao ‘buraco negro’ no país. De todas as aquisições da RN, o segundo PAa sempre pareceu estar mais vulnerável a cortes e ruídos de que ainda pode persistem. Um recente aumento modesto do orçamento de defesa reduziu as pressões orçamentárias, pelo menos no curto e médio prazo, e essa ameaça retrocedeu por enquanto. Seu nome, HMS Prince of Wales, é dotado de uma história considerável, mas, devido ao nome de um príncipe, pode haver alguma confusão sobre o gênero, pois os navios tradicionalmente britânicos sempre foram referidos como femininos. O PoW será equipado com o ‘Bedford Array’, um conjunto de luzes embutidas na linha central da cabine de comando que guiará os pilotos ao fazer um pouso vertical rolante por via aérea (SRVL), inicialmente como demonstrador técnico. O PoW também será o navio líder no desenvolvimento na função Littoral Maneuver (navio de assalto de helicóptero).

Capacidade de porta-aviões contínua

É necessário ter dois porta aviões para manter uma capacidade permanente e credível. Como os franceses dirão, ter um único porta aviões pode significar ser pego com o navio no meio de uma reforma profunda e indisponível no momento exato em que é mais necessário. Três navios seriam ideais, mas claramente inacessíveis dentro do atual orçamento de defesa. Como todos os navios de guerra devem girar através de um ciclo de manutenção, treinamento e operação, dois navios permitirão ao Reino Unido ter um PA no mar ou mantido em ‘alta prontidão’, capaz de implantar com antecedência razoável. É improvável que os dois PAs operem juntos regularmente, exceto talvez em uma crise, possivelmente com uma configuração de ataque e o outro usado como plataforma anfíbia. De qualquer maneira, possuir dois PAs projetados e construídos no país faz uma afirmação bastante.

FONTE: Save the Royal Navy

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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