Foi noticiado no Reino Unido que as duas Fragatas Type 23 HMS Monmouth (F 235) e HMS Montrose (F 236), serão doadas à Grécia como parte dos esforços para ‘adoçar o negócio’ para vender a Arrowhead 140 à Marinha Grega. Os dois navios serão descomissionados e oferecidos, como uma “solução tampão”, para ajudar a Babcock International a fechar um acordo multibilionário para construir as novas fragatas.
Em março, foi anunciado que a Montrose e a Monmouth, seriam desativadas antes do planejado como parte da Revisão Integrada da Defesa. Em 2021, a Montrose permanece desdobrada, mas já está programada para retornar ao Reino Unido em 2022. Enquanto isso, a HMS Monmouth permanece parada aguardando uma definição.
David Lockwood, CEO da Babcock International liderou uma série de reuniões na Grécia com pessoas chave da indústria, funcionários do governo e empresas da cadeia de suprimentos. Um programa abrangente de discussões foi realizado enquanto a Babcock reforçava os pontos fortes da oferta feita pela empresa e pelo Governo do Reino Unido para fornecer à Grécia um programa de modernização da Classe Hydra, uma solução provisória e quatro Fragatas Arrowhead 140.
A Arrowhead 140 já foi escolhida pela Royal Navy para seu futuro programa de Fragatas Type 31. A empresa está empenhada em apoiar a indústria grega para construir os novos navios na Grécia, revigorando a cadeia de abastecimento local, atualizando a infraestrutura, modernizando as instalações, aprimorando e aumentando a força de trabalho local e transferindo conhecimento e tecnologia.