HMS Gävle volta ao setor operativo da Marinha sueca após atualização de meia-idade

O HMS Gävle (K 22) foi entregue à 4ª Flotilha da Marinha Sueca na quarta-feira após uma atualização de meia-vida. A atualização inclui vários novos sistemas que reforçam a capacidade da Marinha em combate submarino, entre outras áreas. “É uma renovação e modernização de tudo a bordo: ela terá o mesmo casco, mas muitos sistemas internos são novos, disse Johan Edelsvärd”, gerente de projeto para a atualização de meia-vida do HMS Gävle na FMV. A modernização foi realizada no estaleiro da Saab em Karlskrona e é a maior mudança que o navio passou em sua vida. Paralelamente, seu navio irmão HMS Sundsvall (K 24) está passando pelas mesmas modificações e será entregue em 2022.

“A Flotilha dá as boas-vindas ao HMS Gävle e sua equipe de volta ao serviço. O navio agora poderá contribuir para as tarefas de vigilância marítima em andamento da marinha. O navio e a tripulação terão um papel importante na defesa ativa da Marinha”, disse Jon Wikingsson, chefe da 4ª Flotilha da Marinha Sueca.

O Mid-Life Upgrade (MLU) do HMS Gävle 

A modernização do HMS Gävle inclui vários novos sistemas. A embarcação terá, entre outras coisas, um novo sistema de orientação de torpedos, um novo canhão multiuso Bofors 57 mm Mk3B, e um novo sonar rebocado será integrado a um sistema de suporte de orientação completamente novo. Ela também está equipada com um radar modificado com um sistema de reconhecimento embutido. O radar de reconhecimento é um radar 3D e mede, além do rumo e da distância, também a altura dos alvos. Radares semelhantes também estão em serviço nas corvetas da classe Visby.

A atualização de meia-vida significa que a embarcação tem uma vida útil estimada que se estende por pelo menos seis anos após a entrega.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile