O estaleiro Nauta Shiprepair Yard completou mais um passo na construção do navio SIGINT para a Real Marinha Sueca. O equipamento e a instalação dos equipamentos terão lugar no Nauta Shiprepair Yard, após o que a embarcação será submetida a testes de cais e de mar.
O navio navegará até o estaleiro da Saab em Karlskrona para a instalação de sistemas especiais. A cerimônia de lançamento ocorreu no PGZ Stocznia Wojenna em Gdynia a 17 de Abril e contou com a presença de representantes do governo polonês, do Grupo Polonês de Armamentos (PGZ) e da Saab, bem como representantes da Real Marinha Sueca, da Administração Sueca de Material de Defesa ( FMV), Estabelecimento Sueco de Radio Defesa Nacional (FRA), a Embaixada da Suécia e convidados.
O primeiro corte de aço ocorreu em março de 2018, seguido do batimento da quilha apenas três meses depois. O novo navio tem 74 metros de comprimento com deslocamento de 2.200 toneladas.
“Estamos muito satisfeitos em alcançar um marco significativo dentro do contrato para a construção de uma nave de inteligência de sinais, que servirá a Royal Swedish Navy”, disse Gunnar Wieslander, vice-presidente sênior da área de negócios da Saab Kockums.
“O lançamento do navio de inteligência de sinais é um evento significativo no processo de construção. A embarcação é uma vitrine da alta qualidade e capacidade técnica do estaleiro e de nossos parceiros”, disse Adam Potrykus, presidente interino do Conselho de Administração da Nauta Shiprepair Yard SA.
A Saab assinou o contrato para projetar e construir o navio SIGINT, que substituirá o HMS Orion existente da Marinha sueca, pela Administração Sueca de Defesa dos Materiais (FMV) em 2017.
Posteriormente, a Saab selecionou a Nauta Shiprepair Yard, parte do Grupo PGZ, para construir, lançar e realizar os testes no mar do navio. A cooperação na construção de navios entre a Saab e a Nauta Shiprepair Yard é um resultado direto do acordo, assinado no final de 2016, para estabelecer uma estreita parceria entre a Saab e a PGZ no planejamento e entrega de programas navais. O contra-almirante sueco, Jens Nykvist, anunciou hoje que o novo navio SIGINT receberá o nome de HMS Artemis.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN