Por Luiz Padilha
A AM General iniciou o marketing do HMMWV Hawkeye 105 MWS em 2016 durante a AUSA Global Expo Tech. A empresa descreve o HMMWV Hawkeye 105MS como o obus autopropulsado mais leve e altamente manobrável no mercado atualmente.
O sistema de recuo suave do Hawkeye 105mm foi desenvolvido pelo Mandus Group, e montado em um veículo HMMWV 4×4 M1152A1w/B2 da AM General. O Hawkeye utiliza o mesmo canhão M20 de 105mm / 30 cal, como o M119 Howitzer do exército dos EUA, montado num berço leve.
O veículo possui quatro estabilizadores operados hidraulicamente, dois à frente e dois na parte traseira do veículo, fornecendo assim uma plataforma estável para o disparo.
O deslocamento motorizado permite que a arma se mova 90º para a esquerda e para a direita, com uma elevação de -5º até + 72º. Além da observação óptica direta e indireta. O HMMWV Hawkeye 105MWS é equipado com sistema de controle de disparo digital MG9000 e o sistema de mira inclui um sistema de navegação inercial Northrop Grumman LN-270, um GPS, um sistema de radar de velocidade Weibul Scientific e um display para o artilheiro Mandus.
Na imagem acima é possível a diferença entre o HMMWV Hawkeye 105 MWS e o sistema tradicional puxado por caminhões ou outros veículos. O conjunto HMMWV Hawkeye 105 MWS devido ao seu baixo peso, pode ser levado por helicópteros para áreas de combate, onde utilizará sua elevada mobilidade para se posicionar em diferentes locais, possibilitando ao operador do sistema atingir seus objetivos de uma forma muito mais eficaz.
A eficácia é obtida através do fogo direto e indireto, neutralizando e destruindo forças terrestres e estruturas inimigas, graças a capacidade de se mover, disparar, se mover novamente sem a necessidade de grande número de soldados para operar o sistema, aliada a mobilidade off-road em todos os tipos de terreno, mostrando que o sistema HMMWV Hawkeye 105 MSW é atualmente uma das melhores soluções no mercado.
Características do sistema HMMWV Hawkeye 105mm
Atualmente a Força de Fuzileiros da Esquadra – FFE, utiliza o obuseiro 105mm Light Gun rebocado por caminhões Unimog. Essa opção HMMWV Hawkeye 105 MWS pode ser uma boa opção para a Marinha do Brasil, pois o sistema pode ser helitransportado através das aeronaves UH-15 Super Cougar, de terra ou por mar através do NDM Bahia (G 40).