A HENSOLDT vai fornecer um conjunto de sensores totalmente digitais para o novo submarino alemão-norueguês U212 CD. A divisão de optrônica da HENSOLDT recebeu um pedido correspondente no valor de mais de € 50 milhões da KTA Naval Systems, um consórcio da Kongsberg, ThyssenKrupp Marine Systeme e Atlas Elektronik. O pedido compreende seis sistemas optrônicos, consistindo em um sistema de mastro optrônico OMS 150, um sistema de vigilância panorâmica OMS 300 e i360°OS para cada um dos seis submarinos das marinhas norueguesa e alemã. Com a solução de mastro optrônico duplo, os clientes optaram pelo salto tecnológico da visão direta convencional e tradicional de um sistema de periscópio para uma solução de sistema digital.
O diretor da HENSOLDT Optronics, Andreas Hülle, disse que “Esta combinação fornece aos novos submarinos, sensores que combinam os mais altos recursos de detecção, mesmo em condições de pouca visibilidade, com um alto grau de automação, melhorando significativamente a capacidade dos submarinos de agir e sobreviver”.
A combinação de OMS 150 e OMS 300 está sendo feita pela primeira vez para a classe U212 CD. O OMS 150, em sua versão multiespectral, será utilizado como mastro optrônico de busca e vigilância. O mastro optrônico furtivo OMS 300 assume a chamada função de “ataque”.
Com o OMS 300, os desenvolvedores da HENSOLDT criaram um mastro optrônico de difícil detecção visual e por radar, o que aumenta significativamente a segurança das tripulações. Este equipamento optrônico multiespectral oferece à tripulação a melhor visibilidade em todas as condições de luz e clima, bem como uma ampla gama de operações.
Com este pedido da KTA, a HENSOLDT Optronics está expandindo ainda mais sua pesquisa e desenvolvimento na área de mastros optrônicos nas instalações de Oberkochen.