Por Guilherme Wiltgen
A Fragata Liberal (F 43) suspendeu hoje (6) da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) para realizar a Operação Guinex-III, na costa africana, entre os meses de Agosto e Setembro de 2023.
A Fragata brasileira fará visitas programadas aos países do Golfo da Guiné, realizando ações de presença nos países amigos do Entorno Estratégico Brasileiro.
As operações desenvolvidas pela Marinha do Brasil reforçam a interoperabilidade com as Forças Navais, bem como incrementam a capacitação dos meios envolvidos em respostas rápidas contra ameaças assimétricas, em ações de combate a ilícitos no mar e pirataria, além de reforçar o compromisso mútuo das nações com a segurança marítima internacional.
A Fragata Liberal deverá embarcar um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) com a aeronave orgânica AH-11B WildLynx, pertencente ao 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), além de uma equipe de Mergulhadores de Combate.
Situado na costa ocidental da África, o Golfo da Guiné possui elevada relevância em termos estratégicos e diplomáticos. Até outubro, o navio participa de exercícios com Marinhas e Guardas Costeiras de países amigos.